Saúde em ação: Paranaíta, aqui o SUS acontece!


O PSF II está sempre em alerta para os casos de hanseníase. Durante a semana a equipe realizou um atendimento, no qual o exame físico foi direcionado para a investigação dessa patologia.
As equipes de Saúde recentemente participaram de uma capacitação ministrada por um dos maiores especialistas da região. E agora a Dra. Victoria, do PSF II, já colocou em prática o conhecimento adquirido, o que possibilitou um atendimento mais qualificado e eficiente para a população.
SOBRE A DOENÇA:
A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, cuja bactéria causadora é a Mycobacterium leprae, que afeta a pele e os nervos periféricos, ocasionando manchas, perda de sensibilidade e, em casos graves, pode causar até deformidades.
É importante frisar que o Brasil é o segundo país com mais casos desta doença, mas é possível curá-la com tratamento através de antibiótico, que deve ser feito até o fim, para assim evitar sequelas.
É sempre importante lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental, e após a primeira dose do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença. Previna-se!
Assessoria Facebook