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Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta apresentou balanço dos primeiros meses de trabalho

SONY DSCFormado em junho deste ano, o Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta já definiu as metas e ações que devem ser realizadas em 2014. O objetivo é transformar a região em um polo turístico com projeções nacional e internacional. O trabalho integra o Programa de Apoio a Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo da Companhia Hidrelétrica Teles Pires realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e Instituto Marca Brasil.

Nos primeiros cinco meses de formação do Grupo Gestor, os integrantes participaram de seis Workshops de Capacitação, Feira do Empreendedor Mato Grosso 2013, em Cuiabá, e conheceram a logística da atividade turística no município de Foz do Iguaçu (PR). No final do mês de novembro, as ações do Grupo Gestor foram apresentadas a comunidade, empresários, autoridades políticas de Alta Floresta e ao Grupo Gestor de Paranaíta.

O Diretor de Meio Ambiente da Usina Teles Pires, Marcos Duarte, explica que os meses iniciais serviram para estruturar o grupo que deve mobilizar o poder público, o setor privado e a comunidade em busca do fortalecimento do turismo como atividade econômica. “Percebi que cada membro do Grupo Gestor se dedicou muito na busca de inovações e soluções. Isso é muito importante para o fortalecimento da região”, destacou Duarte.

Por meio dos programas da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, já foram produzidos o Inventário e o Diagnóstico Turístico dos municípios de Alta Floresta e Paranaíta. Estes documentos vão auxiliar no planejamento de ações e na busca de recursos.

Segundo o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, o município tem um forte potencial para vários segmentos que ainda não foram explorados. “Precisamos trabalhar juntos para transformar a região em um polo turístico reconhecido”, disse o gestor público.

Integrante do Grupo Gestor e representante do setor de restaurantes, Adriana Cavalhier, conta que no início do projeto via como turistas apenas as pessoas que vinham para o município pescar e que ainda não tinha percebido a importância do setor privado para o desenvolvimento dos diversos segmentos turísticos. “Achava inviável o fortalecimento do turismo em Alta Floresta. Aprendi nos seminários e workshops que o setor privado é muito importante nesse processo. Também consegui identificar o turismo de negócios e outros potenciais de Alta Floresta e, principalmente, a minha missão nesse projeto”, contou.

Ações para o ano de 2014

O Grupo Gestor de Alta Floresta já definiu 23 ações iniciais que serão priorizadas, conforme relação abaixo:

   

Área de atuação

Ações

Estrutura urbana nas áreas turísticas – Promover melhor acessibilidade nas vias públicas da cidade;

– Desenvolver ações integradas com a CDL relacionadas à poluição visual e ambiental da cidade.

Acesso aéreo – Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização do Aeroporto Regional de Alta Floresta.                                                                                                                                          – Negociar de forma integrada com a região, aumento da oferta de acentos.

– Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas

Acesso rodoviário -Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização da rodoviária;

– Melhorar a sinalização turística nas rodovias estaduais e regionais

Sinalização turística -Elaborar o projeto de sinalização;

-Captar recursos para execução;

– Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino;

Centro Informações Turísticas -Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas.

-Desenvolver ações promocionais do destino.

Capacitar meios de hospedagem – Criar governança específica para empresas de meios de hospedagem
Capacitação dos restaurantes -Criar governança específica para empresas de restaurantes
Atrativos naturais -Desenvolver o projeto urbanístico e paisagístico do parque C/E

-Estruturar ações no Parque Estadual do Cristalino

Destino com plano de marketing -Realizar um plano de inteligência de mercado para o turismo municipal.
Participação em feiras e eventos -Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino.
Promoção do destino -Desenvolver ações promocionais do destino
Página do destino na internet -Criar estratégias para promoção e comercialização do destino on-line
Grau de cooperação público privado -Estabelecer uma programação de campanhas de sensibilização com os comerciários, hoteleiros e empresas em geral.
Projeto de cooperação regional -Aumentar a oferta de assentos aéreos no Aeroporto Regional de Alta Floresta
Projetos regionais -Criar um roteiro regional integrado com Paranaíta.
Promoção e apoio a comunidade regional -Criar calendário de participação em feiras e eventos para promoção e comercialização integrada com Paranaíta
Pesquisa de demanda -Desenvolver pesquisa de demanda no destino

 

Pesquisa de Oferta -Desenvolver pesquisa de oferta no destino
Política de enfrentamento à exploração -Desenvolver ações de sensibilização e denúncia à exploração infanto-juvenil
Promoção do destino -Desenvolver ações promocionais do destino.
Existência de parques na cidade -Desenvolver projeto urbanístico e paisagístico para o parque C/E e para o parque do antigo Zoológico

 

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