# Tags
#Cidades #Em Destaque #Meio Ambiente

ANEEL fiscaliza e cobra medidas de segurança em hidroelétrica de Colíder

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou uma fiscalização presencial, nessa semana, nas instalações da Usina Hidrelétrica de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá). O órgão fiscalizador exige ações concretas para a retomada do nível de segurança da estrutura e pessoas da região.

Em agosto deste ano, a usina, que fica às margens do Rio Teles Pires, teve uma mudança no nível de segurança que estava em “atenção”, passando para “alerta”. Desde a piora da infraestrutura, foram realizados 3 inspeções fiscais. Além da ANEEL, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) também participou das fiscalizações.

O acompanhamento das agências visa ações de diagnóstico e mitigação dos riscos associados a estrutura da barragem. Além disso, a ANEEL tem realizado acompanhamento semanal das medidas em curso junto à Centrais Elétricas Brasileira (Eletrobrás), atual proprietária da usina.

A Usina Hidrelétrica Colíder (UHC) foi construída pela empresa Copel entre 2011 e 2019. A operação e manutenção foram da UHC feita pela construtora entre 2019 e maio de 2025, quando foi adquirida pela Eletrobrás.

No âmbito do planejamento das fiscalizações do ano de 2025, a usina Colíder já havia sido selecionada para fiscalização presencial no 2º semestre.

O objetivo do acompanhamento visa avaliar seu desempenho e as condições do nível de segurança de sua barragem, além da verificar a conformidade regulatória dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), instituída pela Lei nº 12.334/2010.


Gazeta Digital

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *