Capa / Em Destaque / Covid já matou sete pessoas de Mato Grosso no mês de janeiro

Covid já matou sete pessoas de Mato Grosso no mês de janeiro

Números apresentam crescimento nas últimas semanas

O ano mal começou e sete pessoas já perderam suas vidas para a covid-19. Os dados são do Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), atualizados na manhã desta segunda-feira, 23. Além das mortes, Mato Grosso enfrenta um crescimento no número de casos e uma nova variante já foi registrada no estado pelas autoridades sanitárias.

Segundo o painel, as vítimas da covid em janeiro deste ano são homens e mulheres entre 55 e 82 anos. A vítima mais recente foi uma mulher do município de Primavera do Leste, que morreu na última sexta-feira (20).

Do dia primeiro de janeiro deste ano até esta terça, foram registrados 1.977 casos. Desses, 938 se recuperaram e mais de mil estão em monitoramento. Atualmente, 15 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 40 na enfermaria.

Em dezembro do ano passado, cinco pessoas perderam suas vidas para o vírus, sendo quatro em Cuiabá.

Mortes em 2024

01 – 10 de janeiro – Homem – 65 anos – Alta Floresta
02 – 10 de janeiro – Mulher – 66 anos – Cuiabá
03 – 13 de janeiro – Mulher – 76 anos – Tapurah
04 – 18 de janeiro – Homem – 55 anos – Aripuanã
05 – 18 de janeiro – Mulher – 68 anos – Nova Mutum
06 – 19 de janeiro – Homem – 59 anos – Guarantã do Norte
07 – 20 de janeiro – Mulher – 82 anos – Primavera do Leste

Zona Vermelha e Laranja

Atualmente, três municípios do estado estão em níveis críticos de contaminação, na denominada “Zona Vermelha”. Os municípios são União do Sul, Porto dos Gaúchos e Paranaíta.

Além deles, outros nove municípios estão na “Zona Laranja”, onde o risco de contágio é alto. São eles, Apiacás, Castanheira, Conquista d’Oeste, Indiavaí, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Lacerda, Nova Santa Helena e São Félix do Araguaia.

Nova Variante

Durante o final de semana, Mato Grosso recebeu a notícia de que a nova variante do coronavírus, a JN 2.5, já estava circulando pelo estado. Segundo a SES, quatro pessoas se infectaram com a cepa e uma delas morreu.

Conforme a pasta, a vítima tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.

A reportagem do Estadão Mato Grosso procurou a SES nesta terça-feira para tentar saber se a investigação já havia sido concluída, mas não houve resposta.

Igor Guilherme

Repórter | Estadão Mato Grosso

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top