A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC), a partir de 2024, implantarão de forma progressiva e gratuito, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Os cursos técnicos ofertados no eixo de recursos naturais serão os de Agricultura e de Agroecologia com 70 vagas para cada e duração de 3 anos, com carga horária de 1.200 horas.
O técnico em Agricultura poderá exercer suas atividades profissionais em empresas públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agrícola.
Já o técnico em Agroecologia poderá atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, parques e reservas naturais, agroindústria e outros. Esses profissionais serão responsáveis por implantar sistemas de produção agropecuária e agroextrativista e técnicas de sistema orgânicos de produção e ações integradas a agricultura familiar, podendo operar máquinas e equipamentos agrícolas inerentes ao sistema de produção agroecológico e atuar na certificação agroecológica.
Segundo o professor Miguel Julio Lorin, Superintendente de Educação Profissional e Tecnológico de Alta Floresta, “essa é uma ótima oportunidade para quem vai iniciar o ensino médio e ao mesmo tempo se preparar pro mercado de trabalho. São 70 vagas de manhã e 70 vagas a tarde”.
O Secretário de Ciências e Inovação de Mato Grosso, professor Alan Kardec deixou claro que essa é uma grande oportunidade para os jovens cursarem o ensino médio e ao mesmo tempo um curso profissionalizante. “A Seciteci inaugura em 2024 uma nova modalidade de ofertas de cursos profissionalizantes para nossos jovens onde a unidade de Alta Floresta estará oferecendo esses dois cursos que com certeza serão um sucesso. Os cursos são concomitantes com o ensino médio onde o jovem, menino ou menina, vai estar cursando o ensino médio oferecido pela Seduc e junto, no contra turno, estará cursando um curso técnico e ao final do seu 3º ano estará recebendo dois diplomas, um do ensino médio e um de qualificação profissional nível técnico”.
Kardec deixou claro que essa é uma grande oportunidade para que os jovens, não só de Alta Floresta, mas da região norte, para que possam se qualificar já no ensino médio e ainda terem a oportunidade de aproveitar as disciplinas, em um curso superior da Unemat, um curso de tecnólogo na sua área de formação técnica. “É o Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação investindo na qualificação profissional, no mercado de trabalho e num mundo melhor para os jovens que estão imergindo agora na sociedade”, finalizou.
Inscrições e maiores informações pelo whatsApp (66) 9 9217-6999.
Nilson Aranha
MT Esporte