Foi realizado em Cuiabá, o lançamento do edital do Move/MT e Observatório da Cultura de Mato Grosso. Essas são iniciativas do Governo do Estado, em conjunto com parceiros institucionais, como o Instituto Oi Futuro. A secretária de Cultura e Juventude, Elisa Gomes Machado, esteve presente.
De acordo com a SECEL, o Move/MT, é uma iniciativa que busca o impulsionamento da economia criativa mato-grossense. “Para nós é importante estar acompanhando as iniciativas que o Governo do Estado realiza”, argumenta a secretária.
O MoveMT busca apoiar iniciativa iniciativas que englobem o audiovisual, música, cultura popular, mídias digitais, moda, gastronomia, design, dentre outros. As inscrições estão abertas até o dia 2 de maio, nos sites do instituto Oi Futuro (www.oifuturo.org.br) e da Secel (www.secel.mt.gov.br).
“São iniciativa iniciativas que buscam incentivar e acelerar o artista”, diz a secretária. Ela destaca ainda que, o setor cultural de Alta Floresta e do Estado, gera muitas dívidas, e os trabalhos do Observatório da Cultura será uma importante ferramenta.
O secretário da Secel, Jefferson Neves, explica que o Observatório da Cultura é uma ferramenta que será útil, para que o Estado possa construir políticas públicas para o setor cultural, onde será possível colocar dados e fazer um diagnóstico do setor. Para mais informações podem consultar o (www.secel.mt.gov.br/observatorio).
Fabio Bonadeu