”Parceria entre Prefeitura de Paranaíta, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), e Sindicato Rural oportunizou nesta semana o treinamento para pilotagem de aeronave não tripulada os drones de asa rotativa”
A tecnologia tem por finalidade o registro e processamento de imagens, possibilitando um mapeamento de áreas, análises de informações no campo, podendo ser utilizadas no combate a pragas e doenças causadas nas plantações, além do equipamento ser muito utilizado para pulverização de defensivos agrícolas, entre outras finalidades no meio rural e Urbano. O Drone e usado em diversas frentes de serviços, nos Setores de Segurança Pública e Privada, Mapeamento, Geoprocessamento na extensão Rural e Urbana, para o cinema na produção de fotos e vídeos. Em resumo é uma ferramenta extremamente versátil e útil para inúmeros trabalhos.
“Em janeiro foi apresentada a demanda de trabalho ao Prefeito Osmar Moreira disponibilizado pelo Presidente do Sindicato Rural Ivan Moreno de Jesus, e toda a Diretoria do Conselho Fiscal da Instituição, o que foi muito bem aceito pelo Gestor Osmar concedendo todo apoio necessário. Agora estamos trabalhando levando a tecnologia para população, tanto do meio rural quanto urbano. Sabemos que os drones são uma grande ferramenta de trabalho tirando esse paradigma que é um brinquedo, mas sim uma máquina muito bem utilizada na área agrícola e urbana como por exemplo no mapeamento de terra, pulverização defensivos no plantio entre outras atividades.” Falou o Gerente Sindical Robson Martins.
“É um curso bastante interessante, eu já vinha procurando fazer desde o ano passado, mas não tive a oportunidade, agora estou tendo a oportunidade. A tecnologia chegou e junto com a grande lavoura com força total no município, a gente tem que se preparar acompanhando o desenvolvimento, e este curso é excelente, gostei demais irei utilizar para trabalho no dia-a-dia. A área da tecnologia tem crescido bastante, nesse treinamento consegui desenvolver todas as atividades achei que era algo mais complicado, eu só tenho a agradecer ao Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Paranaíta por nos capacitar.” Comentou o aluno Luiz Carlos dos Santos.
“O curso é muito bom, ele cria uma amplitude maior do mercado do agronegócio, uma atividade que você poderia fazer com vários funcionários, e com essa tecnologia podemos diminuir tempo em alguns trabalhos do meio rural e dando acessibilidade. Eu trabalho no escritório de consultoria Rural onde fazemos o Geoprocessamento, se por acaso a empresa decidir ampliar para utilizar a tecnologia no meu trabalho já estarei apto a atuar na área.” Disse o Aluno Igor Meyer.
“Essa aqui é uma turma mobilizada pelo Sindicato Rural de Paranaíta, são pessoas que atuam no Agronegócio, no treinamento tem veterinário, produtor rural, tem funcionários de propriedades rurais, o objetivo do curso e trazer a tecnologia dos drones como ferramenta para auxílio de gestão dentro do Agro, onde possibilita para os operadores trazer melhorias e soluções campo nas tomadas decisão, o drones vai fazer o papel que coloca a vida do operário em risco, para manejar um gado, monitorar uma ponte que caiu, até mesmo em condições que não tem acesso, uma localização de difícil acesso. Esse é nosso intuito, o treinamento foi dividido em 12 horas de aulas teórica e prática, onde os alunos fizeram operações manuais e automatizadas no decorrer do dia a dia para utilizar os drones com bastante segurança e responsabilidade.” Enfatizou o instrutor Márion Henry.
No fechamento do treinamento estava representando a Gestão Municipal o Secretário de Comunicação Ray Silva.
Assessoria