Capa / Em Destaque / Em apenas 03 meses, Alta Floresta dobrou o número de casos de dengue comparado a todo o ano de 2019

Em apenas 03 meses, Alta Floresta dobrou o número de casos de dengue comparado a todo o ano de 2019

Bruno Felipe / Da Reportagem

Além da pandemia do novo coronavírus, o município de Alta Floresta está enfrentando também uma epidemia de dengue. Somente nos três primeiros meses do ano, cerca de 250 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o coordenador do programa saúde na escola, Claudiomiro Vieira, em todo o ano de 2019, apenas 102 casos foram registrados.

Por conta disso, as equipes da secretaria estão intensificando os trabalhos de controle do foco do mosquito Aedes Aegypt e pedindo a ajuda da população para que esse número alarmante de casos registrados diminua. No último boletim epidemiológico divulgado o bairro Jardim Panorama aparecia no topo com 12 focos registrados. “Essa situação coloca toda a equipe da Vigilância Ambiental em atividade máxima, estamos intensificando vários trabalhos, realizando uma integração de ações para o combate do mosquito”, disse Claudiomiro, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Ocorre que, em virtude da situação de calamidade pública em relação à pandemia do novo coronavírus, existe algumas restrições aos trabalhos desenvolvidos, principalmente aos Agentes de Combate a Endemias no que se refere as visitas domiciliar aos moradores para a identificação de criadouros. Segundo Claudiomiro, uma nota informativa do Ministério da Saúde foi enviada para o município e dentre outras recomendações, o Ministério estabelece que os agentes não devem realizar a visita domiciliar caso o responsável pelo imóvel tenha idade superior a 60 anos, por conta disso, muitas casas de Alta Floresta não estão sendo visitadas pelos agentes.

Neste sentido, Claudiomiro faz um pedido especial “Você munícipe que tem alguém na sua casa acima de 60 anos, pedimos que você realmente efetue a vistoria do seu quintal de duas a três vezes por semana, eliminando todo e qualquer objeto que pode acumular agua; você deverá redobrar os seus cuidados”, disse ele. Vale ressaltar que os agentes continuarão as visitas nas demais residências e irão notificar todos aqueles que não estiverem colocando em prática os cuidados básicos de prevenção. Se em 10 dias, o morador não tiver seguido as recomendações será autuado pelo município. As multas variam de R$330 a R$3.300,00.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top