Bruno Felipe / Da Reportagem
Por conta do elevado número de transfusões dentro do Hospital Regional nos últimos dias, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Alta Floresta teve uma queda drástica nas bolsas de sangue e devido a isto, nesta semana, a unidade estará atendendo em horários flexíveis das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00, para que os doadores compareçam e ajudem a garantir os estoques de bolsas.
Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o coordenador da UCT do município, Rafael Carvalho, afirmou que a unidade ainda conta com estoque de bolsas, porém, está no nível mínimo. “Estamos montando uma força tarefa para regularizar o estoque”, frisou ele. Cabe ressaltar que não é exigido tipagem sanguínea, ou seja, qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo, pode ir até a unidade para realizar a doação.
Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são coletadas 3,7 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos, esse percentual é de 5% a 7%. Contudo, o Ministério da Saúde tem investido em diversas ações para aumentar as taxas de doação. A doação é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo do doador. Além disso, conforme Rafael explicou, uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
Para realizar a doação basta seguir alguns critérios como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar. É exigido ao doador que apresente, no momento em que estiver na unidade, um documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial. Importante lembrar que após 04 doações, o cidadão receberá a ‘Carteirinha do Doador’ a qual poderá ser utilizada para custear apenas meia entrada em eventos culturais e com ela, fica assegurado ao doador prioridade de atendimento em estabelecimentos públicos e privados instalados no município de Alta Floresta.