Bruno Felipe
Os alunos matriculados na eletiva de iniciação em jornalismo da Escola Plena Jayme Veríssimo de Campos Junior fizeram uma visita na tarde desta terça-feira 27, á redação do Jornal O Diário, com o objetivo de descobrir como funciona o setor de jornalismo em um jornal impresso, além de entender como é o trabalho de um jornalista.
Cerca de 10 alunos compareceram ao prédio do jornal, localizado na AV. Invandelina Nazario, acompanhados pelo diretor da eletiva Fabiano Joaquim, juntamente com a professora Tatiana Romera. “Ter uma visão mais prática, não só ficar na sala de aula, mas trazer os alunos para o ambiente prático, ou seja, um trabalho prático, para eles ter uma visão mais objetiva do que é o trabalho do jornalista; No caso aqui do jornal, saber o que é uma pauta, o que é uma redação, como faz a diagramação, e como o jornal é impresso”, disse o diretor da eletiva e professor de Filosofia Fabiano, em entrevista para o Jornal O Diário.
A Escola Estadual J.V.C.Jr., localizada em um dos maiores bairros do município, a grande Cidade Alta, recebeu a 15ª unidade das Escolas Plenas no estado de Mato Grosso. Criadas pela atual gestão da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), as Escolas Plenas funcionam em período integral, além disso, as unidades ofertam, aos estudantes do Ensino Médio, um conteúdo pedagógico diferenciado, voltado ao projeto de vida de cada aluno.
Atualmente a escola esta desenvolvendo um trabalho inicial com a realização de uma Rádio Interna, onde os alunos poderão realizar informes e elaborar pequenas reportagens. Além disso, as expectativas são de montar um pequeno jornal impresso dentro da instituição. “Esse conhecimento todo que nós estamos produzindo, vai ser concretizado na produção de um jornal, esse é um dos objetivos da eletiva”, concluiu o professor.
A direção e toda a equipe de jornalismo do Jornal O Diário agradece a visita dos alunos, as portas estarão sempre abertas para receber toda a comunidade escolar, para que sejam passados á frente os conhecimentos sobre o funcionamento do Jornal.