Uma foto tirada pelo sindicalista Evandro José Navarro, ontem, no Senado Federal, no exato momento em que os senadores presentes na sessão vespertina da Casa, eram informados sobre a matéria publicada pelo jornalista Lauro Jardim no site do O Globo, em que o Senador José Serra (PSDB) provavelmente recebia de um assessor a informação de que Aécio Neves, presidente do seu partido e o próprio presidente Michel Temer (PMDB) haviam sio flagrados em gravações negociando propinas com os donos do JBS, mostra a exata dimensão que a corrupção do país alcançou. Atônito, Serra “arregala” os olhos e por instantes parece não acreditar no que estava ouvindo.
A foto nos foi enviada pelo sindicalista que ontem participou de uma audiência pública interativa promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para subsidiar a apreciação do PLS 436/2012, a redução da jornada de trabalho para os trabalhadores da indústria de abate e processamento de carnes.
Na discussão do projeto, José Evandro Navarro, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal), convidou os senadores a visitarem o estado do Mato Grosso para conhecerem de perto a realidade extenuante dos trabalhadores de frigoríficos e os inúmeros casos de mutilação de dedos, mãos e braços durante o serviço.
Navarro também afirmou que a redução da carga horária em frigoríficos vai gerar economia substancial aos cofres da Previdência Social, devido à diminuição dos afastamentos de trabalhadores por doença ou acidente de trabalho.