A promessa foi cumprida, ontem, as hélices que estavam faltando no Avião Douglas DC-3 que há mais de quatro anos passou a ser patrimônio histórico cultural de Alta Floresta e está exposto na Praça da Cultura foram colocadas.
As hélices que eram de madeira haviam sido retiradas após apresentarem defeitos e até que novas peças ficassem prontas novamente o avião ficou um pouco desfigurado. Alguns meios de comunicação, sem saber a verdadeira história sobre o acontecido, produziram matérias afirmando que as hélices do avião que teriam sido quebradas em atos vandalismo. “Nada disso tinha acontecido, as peças se desgastaram devido ao tempo que ficou exposta tomando sol e chuva e simplesmente apresentaram os defeitos. Agora estas novas hélices são de fibras de vidro e acreditamos que tenham um tempo de durabilidade maior”, disse a secretaria de Cultura, Arisne Campos, que fez questão de acompanhar a reposição das peças no avião Douglas DC-3.
O Guia de Turismo, Josimar Rodrigues disse que o DC-3, hoje é muito importante na cultura e também no turismo de Alta Floresta, pois muitas pessoas que as vezes estão só de passagem na região, ficam sabendo que tem o avião exposto na Praça da Cultura e querem saber a história da aeronave.
Josimar explicou que apenas duas hélices são originais. As outras quatro haviam sido feitas de madeira e por isso acabou desgastando com o tempo. “A gente até pede que se alguém tem informação de onde possa estar às hélices originais que faça o comunicado para que possamos tê-las na aeronave”, pediu Josimar Rodrigues.
As hélices de fibras de vidro foram confeccionadas em Alta Floresta.
Alex Cordeiro