Participaram do evento as escolas municipais, estaduais e particulares, Clube de Desbravadores, Aventureiros Kids, Alunos do Projeto Luz do Amanhã (Peixoto de Azevedo), Funcionários do Atacado Machado, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Imprensa e diversos segmentos da sociedade organizada.
Durante todo trajeto da caminhada as pessoas empunhavam faixas, cartazes e balões brancos pedindo paz, solidariedade, harmonia, fraternidade, amizade e amor ao próximo, um verdadeiro BASTA a VIOLÊNCIA de toda e qualquer natureza e pela preservação da VIDA e da FAMÍLIA.
A Banda de Música e Fanfarra da Secretaria Municipal de Cultura abrilhantou a Caminhada Pela Paz através de seus alunos que aguerridamente tocaram para marcar o passo dos participantes.
A saída aconteceu da Concha Acústica dos Lagos percorrendo as Avenidas Irmã Adelis e Interpeninsular. Uma grande concentração pública de Ato Cívico foi realizada em frente a sede Prefeitura Municipal localizada na Avenida Herminio Ometto.
Na oportunidade o Prefeito Valter Miotto Ferreira, Presidente da Câmara de Vereadores, Valdemar Frigeri, Comandante do 15º CRPM Ten. Cel. Gildázio Alves, Secretários Municipais e demais autoridades compuseram o dispositivo de honra.
Foi executado o Hino Nacional Brasileiro e feito hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional.
No uso da palavra o Prefeito Valtinho Miotto enalteceu a iniciativa da Polícia Militar neste processo de aproximação junto a comunidade Matupaense com vistas ao fortalecimento do vínculo de confiança e comprometimento pela consolidação de uma sociedade mais justa, ordeira, pacífica, fraterna e mais segura.
O Comandante da Cia de Polícia Militar de Matupá, Tenente Herbe Rodrigues, enfatizou que a segurança pública de qualidade e eficiente se faz não apenas por policiais, mas com a participação direta e efetiva de toda população. Para ele, se faz necessária a promoção contínua e ininterrupta da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que irá impactar na diminuição dos índices de criminalidade e violência.