Estudantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat) fizeram protesto e paralisaram as atividades estudantis desde o sábado (19) para cobrar melhorias na estrutura da instituição. Os alunos que estudam no campus de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, reclamam da distribuição de água contaminada nos bebedouros, falta de papel higiênico nos banheiros e alagamento das salas de aula.
Em nota, a Unemat informou que já tem conhecimento dos problemas apontados pelos alunos e que já se reuniu com eles para solucionar os problemas. A instituição informou ainda que uma comissão deve avaliar as demandas e estipular um prazo para serem atendidas.
Segundo a estudante do 4º semestre de direito, Ana Claudia Falqueto, de 18 anos, os alunos têm sofrido com a infraestrutura precária do campus. “As salas ficaram com buracos depois que retiraram os antigos ares-condicionados e alagam toda vez que chove. Os novos aparelhos que foram colocados não funcionam e quem sofre são os alunos”, declarou.
Além desse problema, os alunos reclamam da falta de papel higiênico e portas com trancas nos banheiros. “Sempre falta papel no banheiro. Depois de uma manifestação dos alunos é que a instituição passou a colocar com regularidade”, disse Ana Claudia.
A maior reclamação, no entanto, é água distribuída nos bebedouros. Segundos os estudantes, a Vigilância Sanitária determinou que a distribuição fosse interrompida após a suspeita de contaminação por coliformes fecais. “Não foi o que aconteceu. A água continua sendo distribuída.
Os Centros Acadêmicos devem se reunir nesta segunda-feira (21) para avaliar uma possível ocupação do campus e deflagrar greve estudantil.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);