Capa / Cidades / UCT de Alta Floresta realizará campanha de doação de sangue

UCT de Alta Floresta realizará campanha de doação de sangue

hemocentro-3-660x330Da Redação

A unidade de coleta e transfusão – UCT de Alta Floresta realizará do dia 23 a 30 de novembro, a campanha de doação de sangue para as festividades de final de ano. No sábado dia 26 de novembro em comemoração ao dia do doador de sangue será realizado um plantão para a coleta.

Segundo a Biomédica Luana Batirola a escolha da data para a realização da campanha se dá devido ao prazo de validade das bolsas de sangue e em virtude das festividades de fim de ano são, datas que mais necessita-se de sangue e é também a data que se tem menor número de doações, devido as festas aonde a população comem comidas mais gordurosas e ingerem maior quantidade de bebidas alcoólicas.

Atualmente o banco de sangue está com o estoque baixo de sangue O+ e A+, mas todos doadores de qualquer Rh e que estiver com saúde pode estar doando. Requisitos básicos para doação: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar no mínimo 50 quilos;  Estar descansado e alimentado;  Apresentar documento oficial com foto;

Impedimentos temporários: Gripe: aguardar 7 dias; Gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação; Tatuagem realizada nos últimos 12 meses; Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos. Aguardar 12 meses; Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato-Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar três anos.

Impedimentos definitivos: Hepatite após os 10 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas;  Uso de drogas injetáveis; e  Malária.}

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top