O 1º Festival de Pipas realizado pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria de Esportes e Lazer movimentou o antigo mini-estádio da Cidade Alta no sábado pela manhã.
O local que encontra-se limpo em virtude até mesmo de algumas benfeitorias que deve receber nos próximo dias, recebeu dezenas de crianças e alguns adultos que por duas horas embelezaram o céu da Cidade Alta com suas pipas e papagaios. Com belas manobras e com muita maestria, deram linhas para suas criações e puderam ainda, receber medalhas de participação.
O Secretário Claudinei de Jesus esteve presente e ficou bastante feliz com a oportunidade de poder proporcionar para a juventude de Alta Floresta momentos de lazer que resgatem uma brincadeira tão antiga.
A pipa (português brasileiro) ou papagaio de papel (português europeu), também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, também pode usar linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira.
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
O político e inventor norte-americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.} else {