Da Redação
Servidores e gestores públicos de 9 municípios do entorno de Alta Floresta participaram ontem de uma série de palestras voltadas à melhorar a eficácia nos serviços públicos. Temas em torno da Lei de Improbidade Administrativa, Contas públicas em final de mandato, transição de governos e formação de preços de referência, foram debatidos à exaustão desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira no auditório do Hotel Floresta Amazônica. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente aos técnicos do TCE/MT. As palestras do programa “Gestão Eficaz”, fazem parte da série de atividades desenvolvidas pelo TCE nesta semana em Alta Floresta que começaram no dia 27, terça-feira e irão se estender até às 17 horas de hoje.
A série de palestras foi aberta com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim e o presidente da Associação matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga. O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra recepcionou as autoridades. Asiel comemorou o fato do TCE vir mais perto dos municípios. “O Tribunal saiu da capital e veio para o interior. Essa capacitação aos vereadores e aos gestores é muito importante, se tivesse essa capacitação em Cuiabá, no máximo iriam os prefeitos, aqui não, aqui todos os gestores estão presentes e quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito Asiel Bezerra.
Segundo Antônio Joaquim, a vinda do TCE à região, tem o objetivo de mostrar ensinar aos gestores os caminhos corretos para a gestão de recursos públicos, qualificando os servidores e gestores, para evitar o cometimento de erros que possam ocasionar perdas para os municípios e aos próprios gestores. Antônio Joaquim chegou a utilizar o termo de que o TCE não veio como auditor ou fiscal de contas, e sim como orientador, interagindo com a sociedade na busca da melhor eficácia na gestão. “Neste momento nós estamos aqui como professor, como orientador, como capacitador das leis, ensinando, orientando para evitar o mínimo de erros possível do gestor, esse é o foco do programa de Gestão Eficaz, voltados aos vereadores, prefeitos e servidores municipais”, explicou Antônio Joaquim.
O prefeito Vicente Medeiros, de Nova Canaã do Norte, veio ao encontro e trouxe parte de sua equipe, como secretários e funcionários do setor de compras e licitações e controlador interno, no intuito de aproveitar melhor as informações que estão sendo repassadas. Ele classificou com grande importância para gestores e fundamental para a sociedade, que ganha com a qualidade final da prestação de serviços. “É importante porque os conselheiros estão ensinando como fazer um trabalho para que não se erre nas prefeituras, que ajude os prefeitos a administrar também. É de grande importância essa reunião, porque o prefeito não tem condições de levar todos os funcionários até Cuiabá e eles vindo até nós, vão ensinar mais os nossos servidores a estar trabalhando melhor”, disse o prefeito.
O prefeito de Paranaíta enviou praticamente toda a sua equipe de servidores e secretários envolvidos diretamente com a gestão de recursos. A “delegação”, contou com 45 pessoas, dentre secretários, servidores do departamento de Licitação, Comunicação, controladoria, dentre outros. Segundo o contador, Itajiba Dela Justina, a decisão do prefeito Tony Rufatto de que a sua equipe participasse de forma incisiva, mostra a preocupação da gestão em melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão. “É muito importante para nós servidores do município termos esta aprendizagem, porque a gente fica lá no município só trabalhando em cima das tarefas, muitas vezes a gente, por mais boa vontade que tenha de fazer a coisa correta, tem informações que a gente não sabe, então é interessante muito importante esta aprendizagem aqui”, afirmou Itajiba.
Creomar Camilo, secretário de finanças de Alta Floresta também comemorou a vinda da equipe do TCE para este ciclo de palestras, afirmando que a determinação que recebeu do prefeito Asiel Bezerra é para que os servidores de todos os departamentos participem das palestras, com o intuito de melhorar o conhecimento. “Todo o conhecimento que você adquire, você coloca isso em prática. As vezes a gente erra não por querer errar, mas por não ter conhecimento de causa daquilo que a gente esta fazendo e esse ciclo de palestras ajuda muito os servidores a trabalhar de forma mais correta”, afirmou o secretário.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);