Devido aos recentes casos de suspeitas de pessoas infectadas em Alta Floresta pelo vírus da gripe H1N1 ou gripe suína como é popularmente conhecida . A Secretaria Estadual de Saúde decidiu adiantar o repasse das vacinas para os municípios.
Em Alta Floresta seis casos estão sobre investigação. E a população temendo ao virus “letal”, começou a procurar pela vacina em postos de saúde, hospitais particulares e farmácias.
Na quarta-feira a vacina contra a influenza chegou a Alta Floresta e ontem já começou a imunização nos profissionais de saúde. A partir da próxima segunda-feira, 18, a vacina já estará disponível para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, e mulheres que estiverem amamentando, estes serão os primeiros a serem imunizados.
Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Santos de Jesus, as demais pessoas do grupo prioritário serão vacinados a medida que for chegando mais vacina. Os lotes de vacinação enviados em caráter emergencial serão destinados aos grupos que estão mais expostos, como os profissionais de saúde.
Na próxima semana o município deverá receber outro lote de vacinação. A medida que for chegando a vacina vai sendo estendida para outras faixas etárias. Para quem preferir tomar a vacina na rede privada, alguns hospitais e farmácias já oferecem ao custo de aproximadamente R$ 100,00 (cem reais).
A vacina contra a gripe não faz efeito imediatamente, cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.} else {