Dionéia Martins
Na noite de sábado, 05, às 21 horas, aproximadamente 200 pessoas saíram orando em caminhada com destino a comunidade rural Ouro Verde, num trajeto de 21 quilômetros. A iniciativa é um convite do Papa Francisco de “24 horas para o Senhor”, que diz “Ano da Misericórdia é para caminhar na estrada da salvação”.
A missa de envio foi realizada na Igreja São Braz no Bairro Jardim Universitário, as 19:30 horas, mesmo com os chuviscos que caia, a comunidade compareceu para a missa campal, logo após seguiram em caminhada. Durante o trajeto houve duas paradas para descansar e lanchar. Às 6 horas da manhã encerrou a caminhada com a missa e logo após o retorno para a cidade em ônibus.
A missa foi presidida pelos Padres Braz e Rodrigo que ressaltaram a importância do perdão. Padre Braz machucado não pode seguir na caminhada, mas invectivou os presentes a caminharem em oração. Para o padre Braz a caminhada é um momento importante de oração e benção.
“É um momento de benção, de caminhada, porque está em sintonia com o Papa Francisco está pedindo pra gente rezar, não desconhecer a força da oração em comum, essa caminhada ela está adiante de um propósito do papa em está algumas horas, 24 horas com Jesus, 24 com o senhor, então a caminhada está nesse espírito envolvendo jovens, comunidades, padres e toda a comunidade, é um momento de graça e benção vivenciar essa caminhada com os jovens de Alta Floresta e paroquias vizinhas”, disse o religioso.
Padre Rodrigo que trabalha com a Pastoral da Juventude foi o mentor da caminhada. A caminhada esta em sintonia com o tema da campanha da Fraternidade “Casa comum, nossa responsabilidade”, momento em que a igreja alerta para o cuidado com o planeta e com a natureza. O trajeto da caminha vem justamente de encontro com o tema, um momento de reflexão, de penitência e oração.
“Essa caminhada ela marca o ano da misericórdia como uma atividade externa pública mas ao mesmo tempo uma atividade no tempo quaresmal que nos faz perceber que Deus é caminho, que o ser humano é um ser caminhante rumo a páscoa, rumo ao encontro com o senhor , rumo ao mundo, uma sociedade mais fraterna, menos agressiva com a natureza, então a caminhada tem vários símbolos que nós poderíamos destacar, mais acima de tudo queremos destacar uma caminhada da misericórdia”.
Na sexta-feira, 04, o Papa Francisco em sua homília da missa de celebração penitencial – “24 horas para o Senhor” na Basílica Vaticana, citou o cego Bartimeu que recuperou a visão e seguiu Jesus pelo Caminho e convidou a todos para seguir a caminhada com Jesus para que possamos enxergar a luz. “Também nós, quando nos abeiramos de Jesus, vemos de novo a luz para olhar o futuro com confiança, encontramos a força e a coragem para nos pormos a caminho. Com efeito, quem acredita, vêe avança com esperança, porque sabe que o Senhor está presente, ampara e guia. Sigamo-Lo, como discípulos fiéis, para tornar participantes da alegria do seu amor misericordioso a quantos encontrarmos no nosso caminho. E depois do perdão do Pai, façamos festa no nosso coração, porque Ele faz festa”.} else {