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Faturas recebidas em atraso é responsabilidade da empresa contratada e não dos correios

ESSADionéia Martins

O consumidor que depende dos correios para o recebimento de faturas seja de conta telefônica, cartão de crédito ou qualquer outra empresa, tem recebido com atrasos. As faturas são entregues ao usuário com a data de pagamento vencido. Mas afinal de quem é a culpa?
O coordenador do Procon de Alta Floresta, Valdecir Nascimento, esclarece que o código de defesa do consumidor diz que a responsabilidade é da empresa ao qual o consumidor mantém o contrato. Não somente no caso de faturas, mas em qualquer tipo de atraso.
“Se o seu contrato é com uma empresa de energia, de serviço telefônico ou de água, e a fatura está sendo entregue com atraso ou fora da data de validade, a responsabilidade é toda da empresa que não prestou um bom serviço, muitos alegam que é com o correio, o consumidor não tem haver com o correio, quem tem é a empresa que contrata o serviço do correio pra fazer as entregas daqueles boletos”, pontuou Valdecir.
No caso da empresa de telefonia fixa Oi, que atua em Alta Floresta, nos últimos meses a fatura tem atrasado, o cliente tem a opção de pagar com o número na casa lotérica ou esperar a fatura chegar para pagar, em ambos os casos o consumidor é prejudicado.
Pagar a conta na lotérica pelo número do telefone na próxima fatura vem cobrando pelo serviço, se é pago com atraso a empresa cobra juros. “O que acontece, as casas lotéricas cobram uma taxa pela prestação de serviço de pagamento sem a presença da fatura e isso não pode ser as custas do consumidor então as empresas na realidade elas tem que facilitar a vida para o consumidor, não dificultar”, alerta o coordenador.
O Procon pode interferir nesse caso para que a empresa preste um serviço sem prejudicar o consumidor, mas para que isso aconteça é necessário registrar a reclamação. “Se isso está ocorrendo ou vem ocorrendo é necessário que o Procon fique sabendo para que a gente possa fazer esses registros e cobrar a empresa para que melhore esse tipo de serviço para o consumidor, encaminha as faturas dentro do prazo legal de pagamento”, recomendou Valdecir.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

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