Quem passou ontem à noite em frente ao prédio da Simenorte, Sindicato dos Madeireiros do extremo norte do estado, percebeu que o prédio recebeu uma iluminação, na parte frontal, com cores rosa, que identifica que o sindicato aderiu á campanha Outubro Rosa. O movimento acontece durante este mês em todo o mundo e tem como finalidade a conscientização da população sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais.
O câncer de mama Este também é o mais comum entre as brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma. No Brasil, em 2015, devem ocorrer 57.120 novos casos de câncer de mama, segundo dados do Ministério da Saúde.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e atinge inclusive os homens, embora em menor proporção.
Mulheres, acima de 35 anos, são as principais vítimas e a campanha, realizada pelo Ministério da Saúde e por outras entidades, tem como tema prioritário a importância de que elas façam a prevenção, inclusive com o autoexame das mamas, e tenham o diagnóstico precoce da doença.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.