A Prefeitura de Alta Floresta inicia na próxima semana o recadastramento imobiliário com o objetivo de atualizar o cadastro dos 18.188 imóveis registrados atualmente no sistema municipal.
De acordo com o Departamento de Fiscalização, dezesseis funcionários divididos em duplas formadas por um fiscal e um auxiliar, devidamente identificados, farão a medição de residências e imóveis comerciais. O recadastramento deverá ser concluído em cinco meses.
Paulo Sergio de Medeiros, gerente de fiscalização, explica que o recadastramento é obrigatório e deve ser feito para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O último recadastramento imobiliário aconteceu em 2007.
O serviço será essencial para atualizar as informações do sistema municipal incluindo as características dos terrenos, das edificações, da área ocupada, o tipo e o padrão da construção e outras que estejam relacionadas à base físico-territorial, informações necessárias para atualização dos lançamentos de valores tributários, principalmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O recadastramento é fundamental para a recuperação de receita, já que muitos terrenos que foram registrados como baldios no último levantamento, hoje possuem edificações que não constam no sistema municipal. Mesma situação dos loteamentos novos que foram criados no município. “Vamos começar o recadastramento na próxima segunda-feira, dia 22, pelos bairros novos. Os funcionários estarão identificados com crachá da Prefeitura, então a gente pede para a população abrir as portas porque não será demorado”, explicou Paulo Sergio.
Nas residências em que a equipe não encontrar os moradores, o recadastramento será feito após às 17 horas e se for necessário nos finais de semana. “Como será uma força tarefa, vamos organizar outros horários para atender esses casos, por isso nós reforçamos o pedido para que a população atenda a nossa equipe, porque queremos finalizar esse trabalho em no máximo cinco meses”, explica o Gerente de Fiscalização.
Fonte: assessoria