A categoria ‘Inovação Regional’ do 1º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso recebeu o nome de Raquel Cattani, em homenagem à empreendedora e filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), morta em julho deste ano. O concurso fez parte do encerramento do ‘Festival Biomas e Sabores’, evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, nesse sábado (28).
O Sebrae relembra de Raquel como um caso de sucesso e os familiares da empreendedora estiveram presentes para receberem a honraria. Durante o discurso, o deputado Gilberto Cattani se emocionou com a homenagem à filha e disse que Raquel, desde criança, ajudou ele e a esposa na produção de queijo.
Raquel atuava na produção de queijos artesanais e teve dois produtos premiados no Mundial do Queijo, no quesito melhor queijo ‘Maringá’ e ‘Nozinho temperado’.
Além de se mostrar uma mulher apaixonada pela produção artesanal de queijos, ela ainda compartilhava, com frequência, a rotina no interior e como era ser dona de sítio. interior
A empreendedora costumava postar fotos com a família, dos queijos e mais ainda, o amor que tinha por cavalos.
O concurso
Ao todo, 60 produtores rurais foram premiados em 16 categorias. Na categoria ‘Inovação Regional Raquel Cattani’, a vencedora foi a produtora de São José do Rio Claro, Leila Rogovski, com queijo recheado com pequi.
Dois produtores de Santo Antônio do Leverger levaram diversos prêmios para o município. Jackson Pacheco ganhou nas categorias ‘Queijo de Massa Crua Fresco’, ‘Queijo Massa Semi-cozida Maturado’ e ‘Queijo de Massa Crua Maturado’, além de conquistar o terceiro lugar em ‘Massa Semi-cozida’. Já Ludymilla Caramori ganhou nas categorias ‘Requeijão em Barra (corte)’ e ‘Doce de Leite Pastoso’.
Agência da Notícia