Breaking News

Manejo de podas de árvores em ambiente urbano conta com 34 participantes

Foi realizado na quarta-feira, dia 29 de novembro, curso de Manejo de Podas de Árvores em Ambiente Urbano, que contou com 34 participantes. As inscrições foram realizadas de forma gratuita. Para este curso a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, contou com parceria da Unemat e Energisa.

As aulas teóricas foram realizadas no auditório do Museu de História Natural da Unemat, e a aula prática na rua Raimundo Carlos de Figueiredo. Além das orientações referentes aos manuseios adequados, técnicos da Energisa também repassaram informações pertinentes aos cuidados referentes a rede elétrica.

Para o jardineiro Flávio Aparecido Pinzan, que atua há vários anos com poda, apesar do seu conhecimento, ele argumenta que buscar algo novo sempre agrega. “Sempre é bom buscar conhecimento. É sempre bom aprender”, pontua.

Segundo Pinzan, dentro das abordagens realizadas, chamou sua atenção os modelos de corte, lugar adequado e altura adequada. “Por mais que sabemos, aqui conseguimos aprender detalhes corretos do corte. Esse treinamento englobou parte teórica e prática. Fizemos vários tipos de podas e cada situação é detalhada”, argumenta.

O supervisor de Equipe de Campo I da Energisa, Wellinton Andrade, pontua a importância deste curso de poda. “Aqui os participantes receberam orientações. Fizemos uma palestra referente aos cuidados com segurança e rede elétrica, considerando os riscos que envolvem as podas no circuito elétrico”, explica.

Palestrante durante o evento, o coordenador do Departamento de Engenharia Florestal da Unemat, Campus Alta Floresta e Prof. Dr. Rubens Marques Rondon Neto, pontua que a metodologia busca dar uma nova visão aos participantes. “Cada situação foi trabalhada e detalhada. Essa é uma com certeza foi uma forma de transformar e contribuir com o manuseio da nossa arborização urbana”, disse.

É importante destacar que os moradores, quando for efetuar uma poda de árvore, estejam atentos a contratar pessoas qualificadas. “Esse foi um curso voltado para adequarmos o manejo das árvores. É preciso ter um cuidado com a forma como é realizado o manejo das árvores”, argumenta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite. É importante lembrar que uma poda de árvore quando executada da forma errada pode causar danos irreparáveis as árvores, inclusive, em alguns casos, sendo necessária a supressão da mesma.

Fabio Bonadeu

Diretoria de Comunicação

Check Also

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Suspensão da Moratória da Soja representa importante conquista para os municípios de MT

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) considera a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *