Nova Monte Verde recebeu na última semana 300 toneladas de calcário dolomítico em mais uma ação da gestão municipal voltada para o pequeno agricultor. O aditivo mineral foi destinado ao município pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT). Contudo, para que chegasse até o pátio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deveria ser retirado no município de Nobres distante 790 km. Visando priorizar o atendimento ao pequeno produtor, o Prefeito Edemilson Marino dos Santos sinalizou para o Governo do Estado que a administração municipal entraria com a contrapartida arcando totalmente com o valor do frete.
“Uma ação conjunta mobilizando várias secretarias permitiu nesse caso que quem ganha em primeiro lugar é o pequeno produtor, que terá a oportunidade de agregar tecnologia no processo e de forma indireta toda população que será beneficiada pelas divisas geradas com a melhora e o aumento de produção”, ressaltou o Prefeito.
O município pretende atender cerca de 120 propriedades nessa primeira etapa. Além de fornecer o calcário de forma totalmente gratuita, a Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai disponibilizar a assistência técnica necessária para orientar os produtores sobre uso e sua aplicação do aditivo mineral. Será prestada também toda assistência no envio e manuseio das amostras, além da interpretação das análises solicitadas.
Para ser contemplado, o produtor deverá fazer a inscrição no Programa Permanente de Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura (PROPATEC). Os cadastros já estão sendo feitos.
“Basta nesse primeiro momento realizar o cadastro diretamente na Secretaria de Agricultura e aguardar o agendamento do Curso de Amostragem de Solo. Após o curso a entrega do calcário terá início”, explicou o Prefeito Edemilson.
O calcário dolomítico corrige a acidez do solo, tornando-o mais propício à disponibilidade de nutrientes essenciais para as plantas. Ele é composto por níveis adequados de cálcio e magnésio, dois elementos essenciais para reduzir a acidez e elevar a qualidade do solo. Entre os principais benefícios para a agricultura estão: alta concentração de nutrientes, aumento do pH, eliminação de elementos tóxicos, melhora das condições biológicas do solo e prática sustentável.
Assessoria de Comunicação