A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), promove oficinas de organização social com alunos da rede municipal de ensino de Jacareacanga (PA). O projeto trabalha de maneira multidisciplinar questões socioambientais que vão contribuir futuramente para o desenvolvimento sustentável do município.
Até o final de 2014, aproximadamente 450 alunos e 12 professores de Jacareacanga irão participar das oficinas. No dia 13 de agosto, as oficinas foram realizadas na Escola Municipal Maria Emília. Em seguida, será a vez das instituições de ensino Haroldo Veloso e Carmem Valente da Silva receberem as atividades.
De acordo com a analista ambiental da Walm Engenharia, Luciana Swiderski, o objetivo principal da oficina de Organização Social é despertar dentro do ambiente escola o interesse na mobilização social e suas potencialidades.
Em uma das atividades, foi proposto que os alunos criassem uma campanha relacionada a redução de lixo nas ruas da cidade. “Esse é o mecanismo para envolver os alunos em assuntos cotidianos e assim ajudar na formação de cidadãos conscientes”, explicou Luciana.
As temáticas são trabalhadas nas escolas de acordo com a prioridade de cada instituição de ensino. Os próximos temas a serem discutidos em sala de aula pelo Programa de Educação Ambiental são relacionados à importância da conservação da água, impactos da pesca predatória e gestão de recursos sólidos.
Para a aluna da quinta série, Juliana Cristina da Silva, de 13 anos, a oficina é muito importante para a conscientização da comunidade escolar. “Preservar o meio ambiente é um dever de todos, e isso pode ser feito por meio de trabalho em equipe, com as pessoas da comunidade, da escola. Basta se organizar para isso”, disse.
A ação integra o Programa de Educação Ambiental do Projeto Básico Ambiental da UHE Teles Pires e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Jacareacanga.