A cor da farda da Polícia Militar de Mato Grosso, após 40 anos de azul petróleo, vai mudar a partir do dia 6 de novembro, passando a ser cinza bandeirante. Segundo a instituição, a alteração foi feita após pesquisa realizada em 2007, com a população da região de Cuiabá, constatar que a tonalidade do uniforme dos policiais era vista como um instrumento de demonstração de força.
Além da cor, a farda também será diferente no material, já que o antigo era considerado desconfortável pela tropa. Para comprar o novo tecido, a PM gastou cerca de R$ 3 milhões. Cada um dos sete mil policiais militares do estado vai receber dois conjuntos operacionais, formado por gandola, calça, camiseta, cinto, gorro e coturno.
Conforme a Polícia Militar, a mudança no uniforme também será acompanhada de alterações no comportamento dos policiais, no sentido de formação, instrução e doutrina, com o objetivo de prestar melhor serviço e também para que a população possa melhorar a percepção a respeito da instituição.