Breaking News

Relatório aponta “inoperância” do MEC para reverter efeitos da pandemia na educação

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação (MEC) aprovou, nesta quarta-feira (6), relatório que critica a atuação da Pasta em relação à pandemia de Covid-19. Elaborado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), o texto conclui que o MEC tem sido “omisso e inoperante” no papel de coordenador da política nacional de educação, “deixando estados e municípios desamparados”.

Foram analisados temas como a recuperação da aprendizagem, a busca por estudantes que deixaram de ir às aulas e a saúde mental nas escolas, além de questões orçamentárias.

Tabata Amaral lamentou, por exemplo, o corte de R$ 1,6 bilhão no orçamento da Educação para este ano e ainda o recente veto do presidente Jair Bolsonaro a um projeto de lei que previa compensação financeira para estados e municípios cumprirem os percentuais mínimos de investimento no Fundeb.

Segundo ela, o veto retira cerca de R$ 20 bilhões do fundo, que é responsável por metade do financiamento da educação no País. “Se não derrubarmos esse veto, todos os ganhos do novo Fundeb vão desaparecer”, alertou.

Sobre os demais itens analisados, o relatório aponta “ausência de políticas estruturantes por parte do MEC” mesmo com recursos orçamentários em caixa.

“A gente não encontrou nenhuma política estruturante que pudesse dar uma resposta a essa perda de aprendizagem”, destacou a relatora. A única ação anunciada pelo MEC, segundo ela, é a plataforma de avaliações diagnósticas e formativas, que foi acessada por menos de 10% dos professores. “Tem uma única resposta para a questão da perda de aprendizagem e essa resposta não tem impacto na ponta. ”

Sobre o abandono escolar, a relatora citou como única ação o Disque 100, que pode ser acionado por profissionais da educação, famílias e pela sociedade em geral para denunciar situações de ausências às aulas.

Agência Câmara de Notícias

Check Also

Paranaíta recebe visita da equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Alta Floresta

Na segunda feira dia 28/07 , o município de Paranaíta recebeu a visita da equipe …

Gratidão pelo Sucesso do 22º Leilão do Hospital de Amor

Com imensa alegria e profunda gratidão, celebramos o extraordinário sucesso do 22º Leilão do Hospital …

Seduc publica portaria que regulamenta hora-atividade dos profissionais da rede estadual

A medida regulamenta a aplicação da Lei Complementar nº 822 que atualiza a legislação sobre …

Alta Floresta realizou 5ª Conferência Municipal da Mulher

O Teatro Municipal Agostinho Bizinoto foi palco, na quinta-feira, 24 de julho, da 5ª Conferência …

Seduc divulga resultado de inscrições deferidas e indeferidas do processo seletivo para estudar nas escolas militares

Prova será realizada no dia 5 de outubro de 2025 e terá duração máxima de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *