A Defesa Civil Estadual emitiu alerta de risco de alagamentos e inundações que podem acontecer devido a previsão de intensas chuvas em diversas regiões no estado nesta semana.
A classificação atual, na cor ‘laranja’, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indica alerta de risco para temporais, com chuvas de 30 até 60 mm, acompanhadas de ventos que podem atingir de 60 a 100 km por hora, podendo ocasionar queda de árvores, interrompimento de energia e descargas elétricas provocadas pelos raios.
Essa ação é causada pelo fenômeno natural Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que propicia formação de nuvens carregadas, com previsão persistente de dois dias de chuvas, que segue até esta terça-feira (1º).
Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel Luís Cláudio Cruz, as equipes estão em contato com os agentes municipais monitorando possíveis locais de maior risco de desastres.
Na manhã desta segunda-feira (31), Cuiabá registrou temperatura de 23°, com clima totalmente nublado e chuvas em vários pontos da cidade, que se estenderam ao longo da tarde.
A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, passa por avaliação e levantamento dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram neste domingo (30). Não houve registro de mortes ou pessoas feridas.
Famílias com casas próximas a rios e córregos devem ficar atentas, redobrar os cuidados devido aos riscos de alagamentos.
Veja os municípios que estão com situação de emergência declarada:
- Agua Boa
- Confresa
- Gaúcha do Norte
- Luciara
- Nova Bandeirantes
- Paranatinga
- Porto Alegre do Nort
- Santa Terezinha
- São Félix do Araguaia
- Vila Rica