
Cerca de 300 estudantes da rede pública do município de Apiacás, além de professores, técnicos e autoridades lotaram o Centro Cultural da cidade para assistir a peça teatral “Inocentes Pétalas Roubadas”, do projeto Prevenção Começa na Escola. A temporada de 2025, que teve início nesta quarta-feira (19 de março), vai percorrer 16 municípios de Mato Grosso.
O cronograma será dividido em seis etapas, com duas apresentações por cidade, uma pela manhã e outra à tarde. A iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso é coordenada pelo titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
“De maneira lúdica a peça aborda temas importantíssimos como bullying, preservação do patrimônio e de bens públicos, respeito aos colegas e professores, suicídio, abuso sexual, entre outros assuntos delicados. O teatro prende a atenção dos alunos, muito mais que uma palestra sobre os mesmos temas. A participação em Apiacás foi ótima. Quero parabenizar o promotor de Justiça Adalberto Biazotto Júnior pelo empenho e organização. Tivemos um público excelente porque ele mobilizou a todos”, destacou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
No período da tarde a peça foi apresentada para os alunos da Escola Centro de Promoção, onde também teve grande adesão. “Em ambas as apresentações a peça foi bastante aplaudida, um sucesso. As crianças e adolescentes gostaram muito do teatro, pois ele traz assuntos importantes de maneira lúdica, com linguagem fácil e acessível a todos. Eles compreenderam as mensagens. A companhia está de parabéns, pois abordou temas sensíveis, muito tristes e delicados, mas que precisam ser combatidos todos os dias”, ressaltou o promotor de Justiça Adalberto Biazotto Júnior.
Cia. Vostraz – O projeto consiste na realização de intervenções culturais e apresentações teatrais pela Cia. Vostraz, e de minipalestras pelos integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, nas unidades de ensino. A agenda tem sequência nesta quinta-feira (20/03), com Paranaíta e Nova Canaã do Norte (21/03). Na sequência, o projeto contemplará Matupá (25/03), Marcelândia (26/03), Itaúba (27/03) e Feliz Natal (28/03).
A partir de abril, serão visitados Juara (09/04), Porto dos Gaúchos (10/04) e Tabaporã (11/04) na terceira etapa, e Porto Alegre do Norte (15/04) e São José do Xingu (16/04) na quarta etapa. As últimas apresentações serão realizadas em Ribeirão Cascalheira (22/04), Canarana (23/04), Campinápolis (24/04) e Novo São Joaquim (25/04).
A peça “Inocentes Pétalas Roubadas” já foi apresentada em 65 municípios de Mato Grosso, aproximadamente 300 vezes, beneficiando mais de 100 mil alunos desde 2018. A montagem atual tem no elenco Maicon D’Paula, que é o diretor da Cia. Vostraz, e os atores Jorge Fernandez, Safiri Viscony e Fernanda Acosta.
Janã Pinheiro – Assessoria MP MT
Site Notícia Exata