Breaking News

MDA e Embrapa lançam programa de capacitação online voltado para o fortalecimento da agricultura

Com o crescimento do mercado de trabalho formal no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram um programa de capacitação online voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo a práticas sustentáveis no campo. A iniciativa é uma resposta ao aumento da competitividade no setor, com a crescente demanda por técnicas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.

O programa oferece uma série de cursos online gratuitos, que já podem ser acessados na plataforma e-Campo. O primeiro curso disponível, “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”, marca o início da sequência de treinamentos que seguirão até dezembro. Entre os temas que serão abordados, destacam-se também “Boas práticas de fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”, “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar” e “Produção de ovos na agricultura familiar”.

O formato digital das capacitações permite alcançar um número maior de produtores e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em todo o Brasil, ampliando o alcance do conhecimento gerado pelas pesquisas da Embrapa. Através dessas aulas, agentes de Ater poderão aprimorar suas habilidades e aplicar práticas inovadoras e sustentáveis no campo, com foco no aumento da produção e na redução de impactos ambientais.

Com a participação de diversos grupos, incluindo assentados da reforma agrária, povos indígenas e comunidades quilombolas, o programa visa promover uma agricultura mais inclusiva e eficiente, proporcionando acesso a capacitação de qualidade. O diretor de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, destaca que a digitalização dessas capacitações é uma forma de garantir que as soluções desenvolvidas no campo da pesquisa cheguem a quem mais precisa.

A série de cursos, com início em outubro e término previsto para 6 de dezembro, representa um avanço significativo para o setor agrícola brasileiro, que continua a buscar alternativas mais sustentáveis e rentáveis, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de crescimento para os produtores rurais em diversas regiões do país.

Pensar Agro

Check Also

Alta Floresta recebe Mutirão Rural no dia 1º de agosto com participação da Assistência Social e Cidadania

Alta Floresta recebe no próximo dia 1º de agosto, das 8h às 17h, o Mutirão …

Secretaria de Agricultura e Pecuária realiza 195 atendimentos em mecanização no primeiro semestre

DCIM\105MEDIA\DJI_0529.JPG A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alta Floresta, em consonância com sua proposta …

Será debatido possível proibição do glifosato em MT

O Tribunal Regional do Trabalho marcou para 19 de agosto audiência pública para debater a …

Agricultura e Pecuária realiza primeira colheita de grãos do Jardim Clonal

Teve início nesta semana a colheita da primeira safra de grãos de café do Jardim …

Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

Processo de envio dos agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas leis e normas específicas que visam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *