Objetivo da Seduc é continuar aproximando os estudantes e professores da tecnologia, além de incentivar a inovação
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai abordar o tema “Trilhando o Futuro: Um novo jeito de fazer educação”, durante a Semana Pedagógica, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, para compartilhar boas práticas e consolidar o uso de tecnologias em sala de aula. Esse também é o tema escolhido para o ano letivo de 2024, na Rede Estadual de Ensino.
Na ocasião, palestras, oficinas e salas temáticas serão ministradas pela Seduc em parceria com o Sebrae. Estima-se um público de 4 mil pessoas, entre professores, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, demais trabalhadores da educação e estudantes.
Nesse período, os coordenadores terão a oportunidade de realizar diagnósticos, construir intervenções e redefinir metas e objetivos em diferentes níveis, envolvendo a direção escolar, a coordenação pedagógica, os professores, a secretaria escolar e a comunidade estudantil.
A escolha do tema reforça a política ‘Tecnologia no Ambiente Escolar’, uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a Rede Estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que a Rede Estadual de Ensino já trabalha os componentes desta política desde 2023, como robótica educacional, educação makerspace, Smart TVs e Chromebooks em sala de aula, além de escolas vocacionadas às tecnologias.
“Em termos de tecnologias, avançamos muito, com a implantação da Metodologia STEAM, que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para dinamizar o ensino e a aprendizagem. Criamos o 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale e o 1º Festival de Robótica”, disse.
Outra ação que se tornou um case de sucesso e que terá continuidade é o programa ETI@Digi, que garantiu a estudantes do ensino médio o recebimento de um Chromebook com internet de banda larga. Aliado a isso, os 15 mil estudantes que se inscreveram para o Pré-Enem Digit@al 2023 também tiveram acesso à Plataforma Univirtus, com aulas gravadas de todos os componentes da Formação Geral Básica, aulões, simulados e concurso de redação.
Além de garantir a inclusão digital aos estudantes, proporciona a eles a oportunidade de dedicar 2 horas diárias de estudo no contraturno nas matérias em que enfrentam mais dificuldade de aprendizado e menor desempenho, incluindo Língua Portuguesa e Matemática. Também inclui revisão de conteúdos de todas as áreas de conhecimento, redação, resolução de exercícios, aulões online e simulados.
Para o secretário, aproximar estudantes da tecnologia, além de despertar maior interesse por disciplinas como Matemática e Ciências, também cria mentes inovadoras. “Esse investimento já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas, pois, estimula o desenvolvimento da autonomia e do socioemocional”, destacou.
Alinhamento
O alinhamento de todas as ações pedagógicas que as escolas desenvolverão durante o ano letivo converge com os temas atuais relacionados à tecnologia que serão discutidos na Semana Pedagógica.
Tópicos como comportamentos empreendedores, Inteligência Artificial, cultura digital, o Sistema Estruturado de Ensino, as plataformas Plurall e Fist Education, além de outros motes relacionados, consolidam as ações que a Seduc já transformou em boas práticas.
“Ademais, na semana pedagógica vamos além abordando assuntos também filosóficos, como a mentalidade de crescimento em todas as áreas da vida, também chamada de Mindset”, completou.
Novidade
A partir deste ano, as escolas contarão com o Manual da Coordenação Pedagógica – uma estratégia adotada pela Seduc para subsidiar o trabalho dos coordenadores. O manual traz orientações práticas sobre as políticas educacionais, além de disponibilizar um código QR com os orientativos de todos os processos educacionais, inclusive os que envolvem as tecnologias.
“Esse material visa garantir que os coordenadores possam desempenhar seu papel de líderes junto à comunidade escolar de maneira autônoma, contando com o suporte da Seduc, das secretarias adjuntas e das diretorias regionais de educação”, concluiu o secretário.
Rui Matos | Seduc-MT