A Polícia Federal cumpriu, hoje, em Campos de Júlio (560 km de Cuiabá) um mandado judicial na Operação Julius Caesar, que combate a grilagem de terras no Estado de Rondônia, nos municípios de Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras. O esquema criminoso utilizava-se de “laranjas” e falsificação de documentos para fins de obtenção indevida de títulos de domínio rurais e posterior aquisição da propriedade por grandes empresários.
Foram autorizados pela justiça federal de Vilhena 19 mandados de buscas e apreensões, além de sequestro de bens, em residências e empresas localizadas nos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Ji-Paraná, Porto Velho, Guajará-Mirim e no município mato-grossense de Campos de Júlio. Não foi informado se o alvo em Mato Grosso é empresa ou casa.
As duas fazendas sequestradas estão avaliadas em mais de R$ 278 milhões e a indisponibilidade de valor dos investigados é de aproximadamente R$ 125 milhões.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato em detrimento da União, falsidade ideológica e de invasão de terras da União, cujas penas somadas ultrapassam 14 anos, informa a Polícia Federal.
Cerca de 70 policiais federais trabalham na operação cujo nome faz alusão a Julio César (Julius Caesar), o maior conquistador de terras do Império Romano.
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)