A psicóloga Cristiane de Fátima Schroeder, que atende na Masther Clínica, está credenciada pela Polícia Federal para a realização dos exames psicotécnicos exigidos para porte de armas de fogo. Trata-se de uma novidade para Alta Floresta. Anteriormente, as casas que vendem armas de fogo tinham dificuldades já que os exames eram feitos apenas em Sinop e Cuiabá, onerando o custo para os novos proprietários de armas de fogo e, muitas vezes, criando barreiras para a legalização. A alternativa que era encontrada anteriormente era, de tempos em tempos, trazer os profissionais para Alta Floresta. Agora está mais fácil.
A profissional explicou à reportagem que, pela legislação, o exame psicológico é uma das etapas necessárias para o porte. “Aqui nós avaliamos o indivíduo e atestamos se ele tem um perfil psicológico e tem aptidão para andar armado”, disse, afirmando que asua clientela é formada por trabalhadores de empresas de vigilância, fazendeiros e seus capatazes e empresários, neste caso, geralmente como colecionador. “Nós atestamos se ele está emocionalmente pronto para ter uma arma”, define.
Além dos exames para a polícia Federal, a profissional continua atuando em outras duas frentes, como psicóloga do Detran – Departamento Nacional de Transito e também com a psicologia clínica, atendendo a todo o tipo de paciente. “É minha paixão, eu gosto de atender meus pacientes e continuarei”, afirma, colocando à disposição da comunidade os telefones onde podem ser feitos agendamentos, 3521-1040 e 9282 4388.