quarta-feira , julho 30 2025

Pontes da MT-206 recebem vigas para conclusão da obra

SONY DSCAs obras de construção de pontes de concreto na MT-206, entre os municípios de Alta Floresta e Paranaíta e o acesso ao canteiro de obras da Usina Teles Pires, devem ser concluídas até o final de outubro deste ano. A empresa Rio Grande Engenharia e Construções, contratada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires para executar o trabalho, já iniciou o lançamento das vigas pré-moldadas, o que representa a conclusão de 85% da estrutura global das pontes.

 

A MT-206 vai receber quatro pontes de concreto: sobre os córregos Gelado – que terá 41 metros de comprimento – e Sem Nome (25 metros), e sobre os rios Sucuri (31 metros) e Santa Helena (77 metros). Também está em fase de construção uma ponte de 113 metros de extensão sobre o rio Paranaíta, no trecho que liga o município ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires. De acordo com o engenheiro Civil do empreendimento hidrelétrico, Sérgio Andrade, as novas pontes terão capacidade para suportar 500 toneladas, enquanto as de madeira suportam apenas 90 toneladas.

 

Segundo o engenheiro da Rio Grande Engenharia e Construções, Angelo Aires, a escolha do material pré-moldado acelera o andamento da obra. “As vigas agilizam o nosso trabalho. Utilizamos o tempo que levaríamos para fazer as vigas aqui no local para acelerar outras etapas da construção”, explica o profissional.

 

Pavimentação – Também está em fase de conclusão a pavimentação asfáltica de 38 quilômetros entre Paranaíta e Alta Floresta. A obra foi viabilizada por meio de parceria entre a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, o governo do Estado de Mato Grosso e as prefeituras de Paranaíta e Alta Floresta.

 

As obras tiveram início no mês de fevereiro deste ano. Além do asfalto, estão em andamento os trabalhos de revestimento primário, com camada de solo brita, e drenagem no trecho que liga Paranaíta ao canteiro de obras da Usina (trevo principal de Paranaíta ao Bar do Dedé), totalizando 57 quilômetros de revestimento.

About admin

Check Also

Batalhão Ambiental fecha terceiro garimpo ilegal nesta semana e apreende maquinários em Matupá

Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, militares localizaram áreas desmatadas em Terra Nova do Norte …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *