Quatro indianos foram presos nesta segunda-feira (24) tentando entrar irregularmente no Brasil pela fronteira da Bolívia com Mato Grosso. Os homens foram flagrados pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFron) em um veículo seguindo de San Mathias para a cidade de Cáceres, distante 175 km de Cuiabá. Somente neste ano já são 43 pessoas já foram flagradas pela imigração brasileira, desse total, 38 são de origem indiana.
Segundo o coordenador do GEFron, Major Wankley Correa Rodrigues, o veículo foi avistado em ação suspeita e, assim que abordado pelos policiais, foi identificado apenas um homem em situação regular, Daniel Soares Aguillar, motorista do veículo. “Todos os ocupantes do veículo foram encaminhados para a Delegacia de Policia Federal na cidade de Cáceres, para posteriormente serem repatriados”, explica.
O Major diz que o número de estrangeiros entrando ilegalmente no Brasil, via Bolívia, aumentou nos últimos anos. Eles bucariam por trabalho, principalmente nas obras da Copa. “É uma situação bastante rotineira, pois muitos destes vem para países em desenvolvimento em busca de trabalho, sendo que seus países de origem não lhe dão esta oportunidade e estes tentam ganhar a vida no Brasil que está sendo um País de oportunidades como eles gostam de frisar”, disse.
Segundo o levantamento feito pelo GEFron, de janeiro a junho 43 pessoas foram deportadas; dois paraguaios, três senegaleses, e 38 indianos, somando com os presos nesta segunda-feira. “Também já foram encaminhamos pessoas com origem haitiana e chinesa, todas com problema de documentação. Isso mostra que o Estado de Mato Grosso, através da cidade de Cáceres, também é uma rota de Imigração Ilegal conforme as estatísticas já apresentadas pelas Instituições de imigração”, conclui.
Os indianos foram flagrados durante a operação de rotina. “O trabalho do GEFron não vai parar e as pessoas que entram no Brasil vindas pela Bolívia serão fiscalizados; se existir alguém em situação irregular será devidamente encaminhado para a PF”, finaliza.
Fonte: www.leialucas.com.br