Breaking News

Estado investiga oficiais da PM-MT por segurança em evento particular

Policia MilitarFOLHAMAX

O Governo do Estado negou o arquivamento de três processos administrativos que investigam um coronel e dois majores da Polícia Militar (PM) que estariam “coordenando atividade de segurança privada” em eventos organizados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (4).

Os oficiais haviam alegado que os processos administrativos deveriam ser arquivados uma vez que a medida já foi adotada num inquérito policial militar (na esfera criminal), restando somente o crime de prevaricação – infração de funcionários públicos que, no exercício de sua atividade, deixam de praticar atos previstos em sua atuação profissional.

O crime de prevaricação, no entanto, foi objeto de chamada “transação penal” – recurso jurídico que prevê acordo entre a promotoria e os réus de inquérito, onde os acusados, ao admitirem sua culpa, são beneficiados com uma sentença mais “branda”. O ajustamento foi homologado pela Vara Especializada de Direito Militar Estadual.

O Governo do Estado, porém, argumentou que uma absolvição na esfera criminal “pode, perfeitamente, não repercutir na esfera administrativa”. Ambas esferas, penal e administrativa, são independentes, fato que pode acarretar na absolvição, ou condenação, de uma em detrimento da outra pela mesma infração cometida. Caso sejam considerados culpados, os oficiais correm o risco de perder o cargo.

O CASO

O coronel A.B.N., e os majores H.U.S e F.S.G.A., foram acusados de empregar policiais militares do Regimento de Policiamento Montado – os policiais que utilizam cavalos em sua atuação nas ruas -, na atividade de “guarda particular de estacionamento de veículos”, de acordo com publicação do Diário Oficial.

Apesar de possuir convênios com o poder público, o Sesi é instituição privada, fato que a impede de contar com policiamento ostensivo em suas dependências, salvo autorização expressa da Corporação.

O major H.U.S foi comandante do Regimento de Policiamento Montado da PM de Mato Grosso até dezembro de 2015.

Check Also

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *