O dia do pioneiro, instituído em Alta Floresta pela lei de número 1.579/2007, será comemorado hoje dia 25 de novembro e contará com diversas homenagens.
A sessão ordinária da câmara de vereadores desta quarta-feira (24), foi marcada por homenagens através dos vereadores aos pioneiros do município. “Hoje quero prestar uma homenagem a aqueles que fizeram este município para que nós tivéssemos nesta tribuna aqui falando, e tendo o direito de hoje ser uma cidadã, uma vereadora que representa todos vocês, Senhor Leopoldo o nosso reconhecimento muito especial a todos vocês pioneiros, os pioneiros desbravadores aqueles que chegaram primeiro e abriram todo este lugar para nós”, disse a vereadora Elisa Gomes em seu discurso.
Elisa ressaltou a importância dessas pessoas que chegaram aqui ainda na década de 70 e ajudaram a construir a cidade. Mesmo com todas a dificuldades esses pioneiros não se deixara abater pelos problemas enfrentados como as doenças e falta de estrutura. Cheios de esperanças tiveram coragem para lutar pelo sonho de uma cidade nova e prospera.
O momento mais importante foi que os vereadores concederão o titulo de cidadão honorário a quatro pioneiros de Alta Floresta: Cristino Delmoro, Antônio Alves de Carvalho, José Berto de Oliveira, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel.
O dia 25 de novembro de 2015 é também a data de nascimento do colonizador Ariosto da Riva, falecido aos 25 de julho de 1992 e que estaria, nesta quarta-feira comemorando seu Centenário, para marcar a data, a Colonizadora INDECO organizou um evento em homenagem ao seu fundador que terá a sua imagem confeccionada em bronze, em tamanho natural, que ficará exposta em frente à sede da empresa.
As 8h03min acontece o ato solene na Indeco, ás 10 horas será realizada a visita e inauguração da revitalização da Caldeira, patrimônio histórico do município, localizado na rua T-2. As 19h30 será realizado na comunidade Santa Catarina, uma missa de celebração aos pioneiros.
São considerados pioneiros, aqueles que chegaram a Alta Floresta durante o período de 1976 (ou antes) até o ano de 1986 – ou seja, os dez primeiros anos.