Para interceder por aqueles que já fizeram a passagem entre a vida e a morte, os católicos e religiosos de outras crenças, reservam o dia 2 de novembro, feriado de Finados. Em Alta Floresta, a partir das 8h da manhã, haverá duas missa no cemitério Jardim da Saudade para homenagear os falecidos.
“Este ano pelo fato do dia ser na segunda-feira muitas pessoas já participam das celebrações no final de semana, mas na segunda feira dia 2 nós teremos uma missa que vai ser celebrada no cemitério às 8h da manhã, será uma celebração que irá envolver as duas paróquias, Santa Cruz e a do Bom Pastor, e depois terá uma outra celebração com caráter menor, que o padre Vitório irá celebrar as 10h, seria estes dois momentos a missa principal as 8h e mais depois uma missa mais familiar as 10h” destacou o Padre Isaias de Andrade.
Desde o começo do cristianismo os fiéis cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. “A questão da missa aos já falecidos primeiro é um costume de questão bíblica de todos nós de rezar pelos mortos, pelos entes queridos, então é um momento assim de memória, de lembrança, de respeito por aqueles que já vivenciaram neste mundo; segundo também é um momento para a gente lembrar que a morte não é o fim, mas é o começo de uma nova vida nós cremos que o nosso corpo um dia vai ressuscitar, então a oração vai nos levando e nos preparando está no livro de 2 Macabeus 12:43, então nós seguimos ente costume como os primeiros cristãos também faziam” esclarece o Padre.
Em 2014 aproximadamente 2000 mil pessoas participaram da missa no cemitério, a expectativa para este ano é que da mesma quantidade de público com a vantagem de que serão dois momentos. “Foi uma celebração tranquila, bem participada e este ano a gente espera que seja mais ou menos este público”, destacou o Padre Isaias de Andrade.