Breaking News

Câmeras em fardas padece de estudo e assunto não é pacificado no país, diz secretário

O secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, disse que a instalação de câmeras de vigilância nas fardas dos policiais não é um assunto pacificado no país. Em entrevista à imprensa, o gestor evitou comentar se é contra ou a favor da ideia, mas destacou que o assunto padece de estudo técnico, principalmente sobre o impacto financeiro.

Em Mato Grosso, o assunto está em debate desde o ano passado, quando o deputado Wilson Santos (PSD) apresentou um projeto de lei em que obriga o Estado a monitorar a atividade policial.

A matéria causou polêmica e o autor acusou os deputados da Segurança de ter travado a tramitação da proposta e, neste ano, reapresentou o texto com a missão de sensibilizar os colegas a votarem a favor destacando dados do Governo de São Paulo sobre mortes decorrentes de intervenção policial.

“Pouquíssimas unidades da federação fazem o uso dessas câmeras no fardamento dos policiais. Estive três vezes neste ano no Ministério da Justiça em reuniões com o ministro e com o secretário nacional e com todos os secretários de Segurança do país e em nenhuma dessas reuniões nós abordamos esse assunto. É um assunto que será tratado para ter um alinhamento em nível nacional, não só dentro do Estado de Mato Grosso”, disse o secretário.

Roveri destacou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) faz parte da comissão da Assembleia que discute o tema. Ele frisou que a instalação no Estado padece de uma previsão orçamentária.

“Afinal de contas nós estamos falando em torno de 1,1 mil a 1.150 policiais por dia por serviço no Estado, então teremos que ter câmeras, teremos que ter softwar, armazenamento desse material […] nós temos muita coisa para decidir sobre esse assunto, não é um assunto simples, como eu disse precisa de um estudo técnico e impacto financeiro para o cumprimento desse uso das câmeras”, comentou

Rafael Machado

Estadão Mato Grosso

Check Also

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *