Foi realizada na última terça-feira, dia 08, a 39° Sessão Ordinária da Câmara Municipal e na ocasião, ao menos 03 vereadores defenderam, durante seus pronunciamentos na tribuna, as manifestações antidemocráticas que ocorreram em todo o país, inclusive em Alta Floresta, onde os manifestantes pediam por intervenção militar por não concordarem com o resultado democrático das urnas. Durante o seu pronunciamento, o vereador Marcos Menin disse que pediu para a Guarda Municipal para que bloqueasse a via entre o Tiro de Guerra até próximo do final da Rua A-5 para garantir a segurança dos manifestantes. “Gostaria de parabenizar todos os patriotas do nosso Brasil […] eu acho que cada um deve fazer o seu manifesto do jeito que acha melhor ou que acha de direito e respeitando o próximo”, disse ele.
O vereador Luciano Silva também se pronunciou a favor do manifesto. O parlamentar frisou que não concorda com as manifestações que bloqueiam rodovias, mas que manifestações pacíficas são bem-vindas. “Também quero parabenizar as pessoas que estão se manifestando ali em frente ao Tiro de Guerra […] As pessoas tem todo direito de se manifestar pacificamente, eu acho que tem que se manifestar sim e parabenizo toda a população”, disse ele.
O vereador Zé Esquiva também se pronunciou em favor das manifestações e foi além. Ele criticou o processo democrático das urnas dizendo que existe uma suposta corrupção no resultado. Ele cita que, quando participou das eleições para conquistar uma vaga na Câmara, não recebeu votos em 04 urnas do município e ele afirma, sem apresentar provas, que recebeu votos nestas urnas sim. “Eu tive voto em muita urna, agora um presidente que teve mais de 58 milhões de votos, ficou algumas urnas sem nenhum voto, é impossível isso”, disse ele. “Quero dar os parabéns a todos, sem exceção de nenhum, os patriotas que tem ido à rua se manifestar de uma maneira nobre”, complementou ele. O parlamentar chegou a convidar os demais vereadores para comparecerem na manifestação, inclusive a vereadora Ilmarli.
Ainda durante sua fala, Zé disse que é ridículo o que a ‘esquerda’ está fazendo em relação censura. “A esquerda é maldosa, ela é pilantra”, frisou ele. Logo em seguida, a vereadora Ilmarli sentindo-se extremamente atacada pela fala do vereador, rebateu suas falas e pediu por respeito. “A esquerda não é pilantra, me respeite vereador! Me respeite! A esquerda foi legitimamente eleita pelo presidente Lula, respeitem a democracia!”, disse Ilmarli ressaltando que as manifestações são legítimas, desde que tenham pauta e legitimidade de cobrança e de resultados. “Instigar, coagir, perseguir pessoas, é democracia? Demitir pessoas que votaram no presidente Lula, que democracia é essa? Impedir pessoas de passarem nas rodovias, é democracia?”, disse. “Senhor vereador, sempre lhe respeitei. Eu exijo respeito, eu sou da esquerda, eu sou filiada ao PT, me respeitem”, concluiu ela.
Bruno Felipe – Jornal O Diário