A implantação desta nova equipe da saúde bucal equipara às equipes de saúde da família
Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, dia 08 de setembro, uma sala odontológica no PSF Élida Borges, localizada anexo à Unidade de Saúde Santa Barbara. Agora, serão duas salas de atendimento no mesmo local. A inauguração contou com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Municipal Chico Gamba, o Secretário de Saúde José Aparecido e a vereadora Ilmarli Teixeira.
Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, a Coordenadora da Saúde Bucal de Alta Floresta, Magda Pierin, informou que a implantação desta nova equipe de saúde bucal equipara às equipes de saúde da família e com isso, todos os PSF’s de Alta Floresta passam a contar com dentistas. Segundo ela, esta era uma meta de muitos anos que foi atingida na tarde desta quinta-feira. “É muito importante hoje esse consultório aqui para dar atendimento a essas famílias que estavam desassistidas”, disse Magda, em entrevista.
O recurso é oriundo do próprio município, mas vale ressaltar que, com a realização dos atendimentos, o sistema desses atendimentos serão alimentados e certamente virão novos recursos do Governo Federal. “A gente fica feliz de ver o trabalho desses profissionais nesse intuito de sempre buscar essas melhorias para fazer esses atendimentos para nossa população; quero parabenizar todos os nossos servidores”, disse Chico, em entrevista para a equipe do Jornal O Diário.
Na unidade Élida Borges estão cadastradas cerca de 900 famílias e estima-se uma população de até 4 mil pessoas que poderão ser atendidas nesta nova sala. Lembrando que a unidade Santa Barbara já atendia parte dessa população, mas com dois consultórios será possível atender mais pacientes e melhorar a saúde bucal da população. “Isso é um passo importante para a saúde de Alta Floresta; e é esse o objetivo, ter uma equipe capacitada. É um momento de acolhimento, nós sabemos que uma dor de dente não é gostosa e tendo uma equipe que acolhe e que tem amor pelo trabalho facilita muito”, disse Jose, em entrevista à equipe do Jornal O Diário.
Bruno Felipe / Jornal O Diário