Na tarde desta quinta-feira 27, a secretária de Desenvolvimento de Alta Floresta Elsa Lopes, disse em entrevista ao Jornal O Diário que alguns empresários estão depositando seus lixos comerciais na porta de suas empresas de forma errônea, acarretando em problemas para a regular coleta do lixo. Em um giro pelo região central do município, nossa equipe se deparou com caixas de papelão colocadas de forma desapropriada nas lixeiras e até mesmo jogadas no chão. A secretária orienta os comerciantes que amassem as caixas e depositem de maneira correta na lixeira, em sacos apropriados, para que os coletores possam realizar seu trabalho tranquilamente. “Não abro mão de coletar, o que eu peço é que eles armazenem esse lixo de uma forma correta”, disse Elsa.
Apenas dois caminhões estão realizando o trabalho de coleta de lixo no município de Alta Floresta. Devido a isto, Elsa ressalta que os caminhões estão fazendo trabalho redobrado, realizando coletas durante 24 horas (dia e noite) para atender a demanda. Ela alerta para os comerciantes não depositarem seus lixos durante a manhã, pois os caminhões estão fazendo a coleta durante a madrugada. “É indicado aos comerciantes não realizar o depósito durante a manhã, pois os caminhões não voltarão para fazer essa coleta”, disse Elsa á reportagem do O Diário.
Segundo a secretária, em algumas lanchonetes do grande centro, os proprietários acabam jogando bagaços de laranjas, restos de marmitas, latinhas e certos produtos fora das sacolinhas plásticas. De acordo com ela, é injusto ao coletor juntar os lixos espalhados “o serviço não anda e fica difícil manter a cidade limpa dessa forma”, ressaltando ainda que já mandou fiscalizar o comércio irregular, “eu já mandei orientar, na próxima vez será multado”, ameaça.
A Secretária de Desenvolvimento, Elsa Lopes também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mas segunda ela, essa orientação não é para ir contra o comércio, mas sim, para que os comerciantes tenham um cuidado maior ao depositar os lixos, “tem que ter ordem e decência se não vou parar de coletar e vou multar quem não cumprir”, disse ela.
Uma força tarefa foi realizada na semana passada em todos os bairros de Alta Floresta para a coleta de lixos acumulados. Segundo Elsa, nenhum local ficou com lixos amontoados e os trabalhos de coleta continuam. “O lixo é produzido todos os dias, por isso é preciso manter ordem em frente aos comércios, que a coleta será realizada”, concluiu ela.
Telefone para emergências – Segundo a Secretária, existe um telefone de plantão que está ligado 24 horas para atender qualquer emergência em relação à coleta. O número o plantão é 98422-5894 e pode ser acionado caso algum local fique sem a coleta. “Nós estamos com a equipe reduzida, mas estamos atentos neste período de final de ano”, afirmou a secretária.