Capa / Em Destaque / Secretaria de Desenvolvimento orienta empresários para acomodar de maneira adequada os lixos gerados pelos comércios

Secretaria de Desenvolvimento orienta empresários para acomodar de maneira adequada os lixos gerados pelos comércios

Lixo Alta FlorestaNa tarde desta quinta-feira 27, a secretária de Desenvolvimento de Alta Floresta Elsa Lopes, disse em entrevista ao Jornal O Diário que alguns empresários estão depositando seus lixos comerciais na porta de suas empresas de forma errônea, acarretando em problemas para a regular coleta do lixo. Em um giro pelo região central do município, nossa equipe se deparou com caixas de papelão colocadas de forma desapropriada nas lixeiras e até mesmo jogadas no chão. A secretária orienta os comerciantes que amassem as caixas e depositem de maneira correta na lixeira, em sacos apropriados, para que os coletores possam realizar seu trabalho tranquilamente. “Não abro mão de coletar, o que eu peço é que eles armazenem esse lixo de uma forma correta”, disse Elsa.

Apenas dois caminhões estão realizando o trabalho de coleta de lixo no município de Alta Floresta. Devido a isto, Elsa ressalta que os caminhões estão fazendo trabalho redobrado, realizando coletas durante 24 horas (dia e noite) para atender a demanda. Ela alerta para os comerciantes não depositarem seus lixos durante a manhã, pois os caminhões estão fazendo a coleta durante a madrugada. “É indicado aos comerciantes não realizar o depósito durante a manhã, pois os caminhões não voltarão para fazer essa coleta”, disse Elsa á reportagem do O Diário.

Segundo a secretária, em algumas lanchonetes do grande centro, os proprietários acabam jogando bagaços de laranjas, restos de marmitas, latinhas e certos produtos fora das sacolinhas plásticas. De acordo com ela, é injusto ao coletor juntar os lixos espalhados “o serviço não anda e fica difícil manter a cidade limpa dessa forma”, ressaltando ainda que já mandou fiscalizar o comércio irregular, “eu já mandei orientar, na próxima vez será multado”, ameaça.

A Secretária de Desenvolvimento, Elsa Lopes também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mas segunda ela, essa orientação não é para ir contra o comércio, mas sim, para que os comerciantes tenham um cuidado maior ao depositar os lixos, “tem que ter ordem e decência se não vou parar de coletar e vou multar quem não cumprir”, disse ela.

Uma força tarefa foi realizada na semana passada em todos os bairros de Alta Floresta para a coleta de lixos acumulados. Segundo Elsa, nenhum local ficou com lixos amontoados e os trabalhos de coleta continuam. “O lixo é produzido todos os dias, por isso é preciso manter ordem em frente aos comércios, que a coleta será realizada”, concluiu ela.

Telefone para emergências – Segundo a Secretária, existe um telefone de plantão que está ligado 24 horas para atender qualquer emergência em relação à coleta. O número o plantão é 98422-5894 e pode ser acionado caso algum local fique sem a coleta. “Nós estamos com a equipe reduzida, mas estamos atentos neste período de final de ano”, afirmou a secretária.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top