Breaking News

Pleno do TCE aprova contas do primeiro ano do Dr Asiel, mas faz apontamentos e aplica multa

As contas anuais de gestão de 2013 da Prefeitura de Alta Floresta, sob relatoria do conselheiro Valter Albano, foram consideradas regulares, apesar de irregularidades que foram apontadas pelo TCE/MT. O julgamento das contas ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira, 23/09 e o Pleno julgou pela regularidade das contas com recomendações, determinações legais, aplicação de multas e dever de ressarcimento ao erário público. “Quando dissociadas, as irregularidades remanescentes, de outros fatos que possam evidenciar a má-fé do gestor ou a ocorrência de deficiências graves de gestão a ponto de comprometer o equilíbrio das contas públicas, não são capazes de ensejar a irregularidade das contas de gestão”, afirma o relator.

Pela decisão do pleno, o Prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, terá de devolver aos cofres públicos o total de R$ 9.842,75 por não comprovar o atendimento de interesse público no pagamento de passagens para viagens, realizadas por servidores do Poder Executivo. Tais despesas foram consideradas ilegais, ilegítimas e lesivas ao patrimônio público pelo relator Valter Albano.

Conforme consta nos autos do processo, várias irregularidades foram detectadas na gestão, como por exemplo, falta de identificação do responsável da prefeitura pelos atestos em notas fiscais relativas à locação de máquinas e caminhões para recuperação de pontes e estradas do Município de Alta Floresta. Com isso, o relator manteve as falhas com aplicação de multas ao gestor Asiel Bezerra de Araújo, ao contador Diony Ferreira Lima e ao ex-secretário de Infraestrutura Antônio Hélio S. da Costa, que totalizaram 80 UPF’s/MT.

Determinações também foram feitas à gestão por restar comprovada a materialidade das irregularidades encontradas pelos auditores do TCE-MT. Entre as determinações, está a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar pela gestão municipal, com o objetivo de ratificar a não existência de ato de improbidade administrativa no registro de uma “roçadeira hidráulica” como patrimônio da Secretaria de Infraestrutura, encontrada de forma ilegal pela equipe de auditoria do TCE-MT na propriedade privada do ex-secretário de Administração, Antônio Ferreira de Mello.

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *