Capa / Cidades / Córrego Papai Noel passará por limpeza na próxima semana

Córrego Papai Noel passará por limpeza na próxima semana

O córrego Papai Noel, que corta pelo menos quatro bairros, será recuperado na próxima semana. O córrego apresenta um volume considerável de lixo doméstico depositado ao longo de seu leito, principalmente garrafas pet, isopor, tubos de metal, madeira e outros materiais que contaminam as águas. A situação se agrava após o registro de chuvas, uma vez que o córrego recebe grande parte do volume de águas pluviais das principais avenidas da cidade, carregando assim o lixo acumulado. O secretário de Obras Luis Carlos de Queiroz garantiu que na semana que vem começam os trabalhos de recuperação do córrego.

Conversamos com o secretário Luis Carlos de Queiroz enquanto ele fazia uma vistoria no córrego Papai Noel, “A gente tá montando uma força tarefa para fazer a recuperação desse córrego, semana que vem já estaremos resolvendo o problema dessa população que mora às margens do córrego”, explicou o secretario de Obras.

Às margens do córrego existem várias residências e que com a chuva chegando, a preocupação aumenta, pois o rio enche e atinge as residências próximas. Em conversa com alguns moradores, eles afirmam que os principais problemas de alagamentos também são causados por causa do entupimento da tubulação que dá vazão ao córrego. Os tubos estão entupidos por garrafas pets, sacos plásticos entre vários outros objetos degradante ao Meio Ambiente.

O problema já pode ser verificado além da margem do córrego, o asfalto da Rua do Araújo, por exemplo, está se deteriorando. Como não há vazão para  as águas das chuvas por causa do entupimento, parte da pavimentação começou a desabar.

Manter o córrego Papai Noel limpo seria o dever da Secretaria de Meio Ambiente, que através do projeto Olho D’Água da Amazônia recebeu do Fundo Amazônia, uma verba para fomentar a recuperação de áreas de preservação permanente degradadas próximas às nascentes. Enquanto o Poder Público deixa a situação se agravar cada vez mais, os moradores é quem sofrem as consequências.

José Ronaldo/O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top