Breaking News

Alta Floresta: liminar que obriga médicos a cumprir carga horária estaria sendo desrespeitada

Em maio deste ano o município de Alta Floresta foi obrigado por meio de liminar a cumprir uma série de requisitos visando o atendimento integral dos pacientes que procuram as unidades de saúde e PSF´s.
Segundo a magistrada Milena Ramos, no processo 114317, de autoria do MPE, foi acordado com o Município de Alta Floresta providenciaria a contratação de médicos para atender todos os PSFs e Postos de Saúde do município.
Na época ao realizar novas diligências, alega o Ministério Público que constatou a persistência do problema, uma vez que os médicos, então contratados pelo município, não estariam atendendo conforme disciplinado nos contratos e conforme as informações prestadas pelo poder executivo.
Diante da situação a justiça deferiu liminar que determinando que a prefeitura garantisse, no prazo de 30 (trinta) dias, a existência de médicos em todos os Postos de Saúde e PSFs do Município de Alta Floresta, bem como promova a execução de medidas para garantir o cumprimento da carga horária de 40 (quarenta) horas semanais pelos médicos, tais como: a) fixação de controles de horário eletrônicos; b) a determinação expressa para cumprimento da carga horária; e c) apuração de atrasos e faltas, aplicando-se descontos no pagamento, bem como instauração de processo administrativo disciplinar nos casos cabíveis.
Segundo o presidente do conselho municipal de saúde, Thiago Incerti, a medida não vem sendo cumprida, caracterizando assim, o descumprimento da liminar, o que em sua visão é uma afronta a justiça.
Thiago lembrou que além das determinações da liminar, ficou estabelecida multa no caso de transgressão.
“Fica cominada multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em desfavor do réu e de R$ 1.000,00 (um mil reais) em desfavor do Prefeito Municipal e do Secretário Municipal de Saúde de Alta Floresta, caso haja transgressão do preceito constante no parágrafo anterior, independentemente de futura responsabilização civil, criminal e administrativa na hipótese de óbito de algum paciente por falta de atendimento médico necessário”, disse parte da decisão da justiça.

Noticia Exata

Check Also

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Seciteci divulga lista de inscrições deferidas em processo seletivo para professores

Período de interposição de recursos está aberto a partir desta quarta-feira (20) A Secretaria de …

SES debaterá importância da rede de apoio à amamentação em mostra da UFMT

Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Amamentação ocorrerá nesta quarta-feira (20) e é realizada com o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *