Com um globo no centro do gramado e outros objetos cenográficos que remetem ao Brasil espalhados pelo campo, o espetáculo de abertura da Copa do Mundo começou pouco depois das 15h.
A cerimônia foi concebida por dois profissionais belgas: a diretora artística Daphné Cornez e o produtor Fabrice Boller. Eles são da companhia Franco Dragone, ex-Cirque du Soleil. Os profissionais estão morando no Brasil desde outubro e afirmam que a coreografia é um tributo aos tesouros do Brasil, que são a natureza, o povo, a dança, a música e o futebol.
O evento acontece na Arena Corinthians, em São Paulo, no mesmo lugar onde será o jogo de estreia entre Brasil e Croácia, às 17h. Para não estragar o gramado do campo de futebol foi usada uma lona especial de proteção.
A bola central se transformou no palco para os artistas Claudia Leite, Jennifer Lopez e PitBull. A brasileira cantou a música Aquarela do Brasil ao som dos tambores do Olodum. Após a apresentação dos outros cantores, eles apresentaram a música oficial da Copa do Mundo no Brasil, Ole Olá.