Capa / Cidades / Convênio que garante ampliação e reforma do Hospital de Apiacás

Convênio que garante ampliação e reforma do Hospital de Apiacás

RomoaldoUm convênio que garante a ampliação e reforma do Hospital Municipal de Apiacás, distante 1.005 Km de Cuiabá, oriundo de uma emenda parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), foi assinado na tarde desta terça-feira (10), durante uma reunião na Secretaria de Estado de Cidades (Secid). Além do deputado, a secretária de Cidades, Márcia Vandoni e o prefeito da cidade, Adalto José Zago (PMDB), assinaram o convênio, no valor de R$ 900,000,00 (novecentos mil reais).

O parlamentar disse que a verba deve ser liberada na próxima semana e que agora é preciso resolver a parte burocrática, ou seja, o prefeito terá que apresentar o quanto antes, a escritura do terreno e a licença ambiental protocolada na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Estamos na Assembleia Legislativa para defender os interesses da população. Há tempos que vínhamos lutando por essa emenda, agora é só o prefeito dar continuidade para concretizar o projeto”, declarou o presidente.

O prefeito destacou que a liberação da emenda foi uma grande conquista para o município, informou que há 10 anos que a prefeitura lutava por essa questão. “A reforma e ampliação do hospital é uma necessidade antiga. Muito importante o apoio que o deputado Romoaldo vem nos dando. Além da população de Apiacás, o hospital recebe pacientes dos municípios de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e de Apuí, município localizado no interior do estado do Amazonas”, explicou.

Histórico – Apiacás – Mato Grosso

A denominação Apiacás, no plural, é de origem geográfica, em referência ao rio Apiacás e à serra dos Apiacás. A denominação dada ao núcleo de origem do atual município de Apiacás, além da serra e do rio, também homenageia o povo indígena apiaká, de fala do tronco linguístico tupi, atualmente estabelecido na área indígena apiaká-kayabi, aldeia mairobi, no município de Juara.

O povo apiaká aprecia a pintura corporal, notadamente a facial.O território do povo indígena apiaká limitava-se com os povos munduruku, kayaby e rikbatsa. Por ser uma região extremamente bela, de recursos naturais infinitos, era muito disputada por estes povos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top